Entenda como a entrevista de Gleisi Hoffmann à TV árabe gerou uma onda de boatos pelas redes sociais

Depois que a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, fez um vídeo que foi veiculado na rede de televisão Al Jazeera, do Qatar, uma fake news tomou de conta das redes sociais. Usuários começaram a replicar a ideia de que Gleisi estaria pedindo apoio à terroristas para livrar o ex-presidente Lula da prisão. Segundo colunista do Estadão, uma investigação foi aberta para investigar a senadora pelas declarações à emissora árabe.
Porém, o que está aberto é um pedido de apuração extra-juducial, conhecido no meio jurídico como “notícia de fato”, que é acatado a partir da Sala de Atendimento ao Cidadão do órgão.
Qualquer indivíduo pode fazer o tal pedido, mas a “notícia de fato”, inicialmente, se trata de um trâmite burocrático, no entanto, uma investigação da Procuradoria Geral da República (PGR) poderá acontecer dependendo do que apurar a equipe da subprocuradora Raquel Branquinho, a responsável pelo caso.
Em sua conta oficial no Twitter, Gleisi rebateu as críticas afirmando que deu entrevistas com o mesmo conteúdo para veículos de outros países como a britânica BBC, a portuguesa RTP e a espanhola EFE. As recentes entrevistas de Gleisi servem para divulgar uma espécie de ofensiva midiática pró-Lula divulgando a versão de que a prisão do ex-presidente se deu por motivos políticos.
No Twitter, a hashtag #GleisiTerrorista foi criada e milhares de usuários replicaram mensagens contrárias ao suposto pedido de apoio da petista aos árabes. Alguns até chegam a confundir a rede de TV Al Jazeera com o grupo terrorista Al Qaeda, o que rendeu os comentários mais revoltosos.
Fonte: O Povo
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: