Irauçuba e Tianguá realizarão eleições suplementares no domingo (27)

Autoridades adotam últimas providências e fazem balanço positivo das campanhas nos dois municípios. Polícia Militar decidiu, preventivamente, enviar reforço de efetivo

Os municípios de Irauçuba e Tianguá terão eleições suplementares neste domingo, 27. Os cidadãos voltam às urnas para eleger prefeito e vice-prefeito, após os eleitos em 2016 terem seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), devido a abusos de poder econômico. Chapas que disputam a suplência realizam campanhas pacíficas nas cidades e táticas são adotadas para que segurança até o dia do pleito seja garantida.

Em reunião na terça-feira, em Fortaleza, representantes do TRE-CE e da força de segurança do Estado discutiram ações para que o dia das eleições nos municípios ocorra de forma segura e tranquila. “O momento foi importante para permitir um diálogo entre todos os órgãos envolvidos, alinhando estratégias que garantam a segurança durante esse processo de eleição”, pontua Lívia Maria de Sousa, procuradora regional eleitoral que esteve presente no encontro.

A Polícia Militar iniciou a “Operação Eleições” nos dois municípios, com reforço de efetivo oriundo dos Batalhões de Choque, Trânsito e Ambiental. Os representantes das Forças de Segurança colocaram-se à disposição da Justiça Eleitoral e garantiram a execução do planejamento de segurança no dia do pleito, inclusive com serviços de inteligência.

Tianguá

O município passa pela segunda eleição suplementar em quatro anos. Os últimos mandatos cassados foram o do prefeito José Jaydson Saraiva de Aguiar e o do vice-prefeito, Mardes Ramos de Oliveira, em agosto deste ano, pelo TRE-CE. Na ocasião, os membros da Corte julgaram procedente a impugnação ao pedido de registro de candidatura e declararam a nulidade dos votos e diplomas.

Na véspera da eleição, campanhas no município seguem tranquilas, segundo Hygo Cavalcante, promotor de Justiça da cidade. Ele pontua ainda que as chapas concorrentes a suplência foram condicionadas ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que, entre outras medidas, adota a conciliação de locais de campanhas entre adversários, alternando ações entre área urbana e zona rural, impossibilitando choque de rotas ou de carreatas.

Junto ao TAC, a legislação eleitoral vigente contribui para que as campanhas sejam realizadas de forma tranquila, segundo Hygo. O promotor afirma que a proibição de fogos de artifícios e da circulação livre de carros de som permite que a população não seja “incomodada”, evitando incidências. “As campanhas estão sendo realizadas de forma pacífica, sem brigas ou atos violentos”, informa.

Irauçuba

Em julho deste ano, o TRE-CE cassou o mandato do prefeito Raimundo Nonato Sousa e de seu vice, José Pinto de Mesquita. A sessão julgou, por maioria de votos, que ambos cometeram abuso de poder econômico durante as Eleições municipais de 2016, sendo afastados de suas posições de liderança.

A procuradora regional eleitoral, Lívia Maria de Sousa, afirma que não houve relatos de incidências durante a campanha no município e que “tudo se encaminha para que o dia da eleição também seja tranquilo”. Segundo afirma, operações de seguranças já foram iniciadas, prestando todo atendimento ao município. “Não aconteceu nada que venha tumultuar ou prejudicar as eleições”, garante.

Os candidatos

Em Irauçuba, três chapas concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito:

Podemos – Ana Cleia Barroso Caetano (candidata a prefeita) e Raimundo Alves Lopes (vice-prefeito);

Partido da Mobilização Nacional  – Manoel Clerdonio Ávila (candidato a prefeito) e Romário Azevedo Ávila (vice-prefeito);

Coligação “Pelo bem de Irauçuba” (PSD, PMB, PDT, PSDB e PC do B) – Geraldina Lopes Braga (candidata a prefeita) e Carlos Felipe de Sousa Fernandes (vice-prefeito)

Em Tianguá, são cinco chapas que concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito:

Coligação “Juntos por Tianguá” – Valdeída Souza Azevedo (candidata a prefeita) e Fernando Alves de Menezes (vice-prefeito)

Coligação “Salve Tianguá” – Valfrido de Paulo Fontenele (candidato a prefeito) e Luiz Gonzaga Paixão Fontenele (vice-prefeito)

Coligação “Tianguá Feliz de Novo” – Luiz Menezes de Lima (candidato a prefeito) e Alex Anderson Nunes da Costa (vice-prefeito)

Partido dos Trabalhadores (PT) – Haroldo Aragão Correia (candidato a prefeito) e Tiago Cunha Fontenele (vice-prefeito)

Patriota – José Cardoso Terceiro (candidato a prefeito) e João Antônio Beviláqua Alves (vice-prefeito)

Fonte: O Povo Online  
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: