Nova onda de calor pode elevar temperaturas até 40°C em oito estados do Brasil

A onda de calor acontece quando temos uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias.

Foto: Reprodução
Uma nova onda de calor deve fazer subir a temperatura em pelo menos oito estados do Brasil. A previsão é de que os termômetros se aproximem dos 40°C a partir da quinta-feira (14) em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia.
A onda de calor acontece quando temos uma temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, próximo da chegada do verão que acontece no dia 22 de dezembro. Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país que já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.
Apesar da previsão de calor acima da média para o fim da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu até o começo da noite de segunda-feira (11) nenhum alerta por conta das altas temperaturas. Nos eventos anteriores, os avisos do Inmet confirmaram a dimensão e intensidade do fenômeno.

Mudanças nos padrões climáticos

No Centro-Oeste, onde o verão costuma ser chuvoso e os dias mais quentes do ano ocorrem no fim do inverno, as temperaturas de dezembro também devem surpreender, conforme a MetSul. A Climatempo prevê precipitações por lá nesta semana. Principalmente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, o clima deve ficar tão quente quanto no período de primavera, quando termômetros próximos aos 40ºC são normais. A mínima e a máxima previstas pela Climatempo para Cuiabá (MS), na sexta-feira, são de 24ºC e 38ºC.

Onda de calor e o efeitos do El Niño

Um relatório divulgado pela OMM (Organização Mundial de Meteorologia) em novembro já ressaltava que o El Niño, mais forte nesta temporada, deve chegar ao seu pico no fim deste ano e durar até abril de 2024. O fenômeno, marcado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, é um dos principais responsáveis pelos eventos extremos notados no Brasil em 2023, como as ondas de calor no Sudeste, a estiagem na Amazônia e os temporais no Sul. A expectativa dos climatologistas é que esses recordes de altas temperaturas e os eventos climáticos atípicos, como ciclones e alagamentos, ocorrerão com ainda mais frequência e intensidade nos próximos meses. O aquecimento global é um dos principais fatores. “Com certeza, o verão será muito quente, porque estamos com um El Niño de intensidade forte”, diz Karina Bruno Lima, doutoranda em climatologia na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). São esperadas secas ainda mais intensas no Norte e no Nordeste, assim como mais temporais no Sul. Além disso, a união entre o efeito do El Niño e o verão — estação que já é, por si só, quente — deve intensificar as ondas de calor extremo. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: