Prédio histórico da Câmara Municipal de Sobral é atingido por incêndio

Foto: Reprodução
Prédio da Câmara Municipal de Sobral está sendo atingido por um incêndio de grandes proporções, na tarde deste domingo (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros, não havia ninguém no local no início do incêndio.

Incêndio em prédio de Sobral

Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para debelar as chamas. As causas do início do incêndio ainda vão ser investigadas.

Sobre o Prédio da Câmara Municipal

O edifício da Câmara Municipal De Sobral foi construído com a finalidade de abrigar a Casa de Câmara e Cadeia. Na antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificada com meados do século XVIII, o andar térreo era ocupado pela cadeia propriamente dita, funcionando no andar superior a câmara dos vereadores. Uma escada externa de alvenaria conduzida ao andar de cima, onde havia um alçapão por onde os presos desciam para a enchova ou cárcere. Era esse o modelo comum a quase todas as Casas de Câmara das vilas do Brasil. A primeira sessão realizada na Câmara Municipal foi a 05 de julho de 1773, data em que a localidade de Caiçara foi elevada à categoria de Vila Distinta e Real de Sobral. Na segunda metade do século XIX, o prédio passou por algumas reformas que lhe asseguram o estilo hoje observado, com acentuadas características da arquitetura do final do império. A partir de 1877, quando se deu início à construção da nova cadeia pública, no bairro do Junco, o prédio da Câmara de Sobral não mais serviu de penitenciária, abriga até hoje, a Câmara Municipal de Sobral.

Governo do Ceará inaugura novo aeroporto regional de Sobral

O Governo do Ceará inaugurou, em abril de 2022, o Aeroporto Regional de Sobral, município da região Norte do Estado. A obra contou com um investimento de R$ 70 milhões para construir e equipar o Aeroporto, além de oportunizar melhorias viárias para o acesso. Iniciativa que eleva a um novo patamar econômico uma região com mais de 800 mil habitantes – somando o quantitativo populacional do Sertão de Sobral e do Litoral Norte. O Aeroporto Regional de Sobral,  localizado a cerca de 25 km da sede do município, tem capacidade para receber aeronaves de porte médio. Participaram da inauguração o governador Camilo Santana; a vice-governadora Izolda Cela; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o titular da Seinfra, Lucio Gomes; o ex-governador do Ceará e ex-Ministro da Fazenda, Ciro Gomes; e outras autoridades, entre prefeitos de cidades vizinhas, deputados cearenses, lideranças locais e representantes do setor produtivo.

“A região já merecia um bom aeroporto que pudesse ter voos comerciais. Entregamos hoje este belo equipamento dentro do padrão exigido pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]. Já solicitamos a regulamentação e temos conversado com companhias aéreas nacionais para criar voo comercial para cá, como criamos para Jericoacoara e Aracati. Este equipamento traz desenvolvimento e oportunidades. Esse é o papel do Estado”, afirmou o governador Camilo Santana.

Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: