30 MIL MOTORISTAS SÃO MULTADOS POR USAR CELULAR DIRIGINDO

Clique para Ampliar
MARÍLIA CAMELO
Nos últimos três anos, a Autarquia multou mais de 68 mil motoristas pela prática.
A prática, considerada de natureza média, acarreta multa de R$85,13 e quatro pontos na carteira.
É perigoso, imprudente, gera multa e pontos na habilitação, mas o condutor cearense insiste em dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo. Em Fortaleza, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), 30.844 motoristas infringiram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só no ano de 2011.

O aumento nos números de Fortaleza relacionados à infração impressiona. A cada ano, mais condutores não respeitam a lei e são multados pela Autarquia por falarem ao celular quando estão dirigindo. Enquanto que, em 2009, foram 10.997, em 2010, a quantidade de multas mais que dobrou, chegando a 26.608. Assim, nos últimos três anos, a AMC já autuou mais de 68 mil motoristas pela prática.

Já o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) informa que, apenas em 2011, foram aplicadas 2.292 multas relacionadas ao uso do celular ao volante em todo o Estado. No ano de 2010, este número foi de 1.793 infrações.

PuniçãoO artigo 252 do Código considera o uso do celular infração de natureza média e estabelece multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação. Os números são preocupantes.

O perigo que essa prática representa está ligado à uma reação mais lenta do motorista em momentos que exijam sua total atenção. Pegar uma trajetória errada, reduzir ou ultrapassar a velocidade, avançar o semáforo, ter dificuldade na troca das marchas, e, até mesmo, não ver as placas de sinalização, são erros suscetíveis de acontecer quando se une telefone e direção.

A auxiliar administrativa Michella Melo,40 anos, admite que fala ao celular quando está ao volante, mas reconhece que o ato requer uma atenção redobrada para que acidentes não venham acontecer. “Sei que devo me policiar mais”.
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: