Kits de Fardamento são entregues para os Agentes Jovem Ambiental, em Caucaia

A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) e da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), realizou nesta quinta-feira (18), a segunda etapa da entrega dos kits de fardamento para os caucaienses selecionados para participar do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que acontece em parceria com o Governo do Estado.

No total, 140 jovens participam do projeto no município. “Eles tem formações para desenvolver programas sustentáveis onde moram, para mudar a realidade do local onde estão inseridos. Paralelo a isso, o IMAC e a SEJUV estão formulando uma série de atividades para que os jovens possam se inteirar ainda mais à realidade local e proporcionar vivências para que possam ter uma base para desenvolver seus próprios projetos”, revela Leilane Chaves, articuladora do AJA em Caucaia. “Nós estamos engajados, fortalecendo projetos que já existem no município, buscando novas parcerias para enriquecer e ampliar a formação desses jovens não só na educação ambiental mas também no lado social”, disse Mickauê Franklin, Secretário de Esporte e Juventude de Caucaia.

Cada Agente Jovem Ambiental recebeu um kit contendo mochila, boné, garrafa e duas blusas. Além disso, os contemplados pelo projeto, recebem uma bolsa mensal de R$ 200,00, seguro-acidente, cursos e formações durante os 12 meses de duração do projeto, que pode ser prorrogado pelo mesmo período.

Rycleson Rodrigues, morador da Jurema e Agente Jovem Ambiental revela o orgulho em ser um multiplicador de práticas que fomentam a discussão do Meio Ambiente: “Estou achando incrível participar desse projeto pois, à medida que a gente tem a oportunidade de colocar em prática o que aprende a gente também é capacitado, e tem a oportunidade de desenvolver projetos em vários equipamentos ecológicos aqui em Caucaia”, revela.

Saiba mais

O Agente Jovem Ambiental é um projeto que acontece em parceria do Governo do Estado, através da SEMA, com os municípios cearenses. O objetivo é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de  competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Fonte: Ascom Caucaia