Creche em Caucaia tem aulas suspensas após criança ser diagnosticada com meningite

A Creche Danilo Sá, localizada em Caucaia, na Grande Fortaleza, teve as atividades suspensas e o prédio evacuado por 48 horas após uma estudante ser diagnosticada com meningite, na última terça-feira (20). A paciente está internada em um hospital da capital cearense, mas não teve estado de saúde divulgado.

Em nota, a Prefeitura de Caucaia informou que “todas as medidas necessárias para a garantia da integridade física dos alunos já foram adotadas”. A creche reabriu nesta sexta-feira (23) depois de ficar fechada por dois dias, período em que os espaços e equipamentos com os quais a estudante teve contato passaram por processo de desinfecção. Conforme a Secretaria de Saúde do Município, o procedimento é “fundamental para eliminar as chances de transmissão de meningite entre os alunos”.

Todos os alunos dos dois períodos que estudavam na sala estão sendo vacinados, bem como os funcionários da creche, informou a prefeitura. Uma equipe da Secretaria de Saúde deve voltar ao local nesta sexta para orientar pais e aplicar a vacina nos estudantes e colaboradores que não foram localizados enquanto a creche esteve fechada. Nenhum outro estudante ou funcionário apresentou sintomas, garante a gestão.

Doença

Em 2019, até o dia 10 de agosto, o Ceará registrou 31 mortes por meningite. Outros 286 casos da doença foram notificados, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

A meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Conforme o Ministério da Saúde, “pode ser causada por diversos agentes infecciosos ou também por processos não infecciosos, como, por exemplo, medicamentos e neoplasias”.

Os sintomas e o tratamento variam de acordo com o agente causador, vírus, bactéria, parasita ou fungo. Os sinais podem incluir mal estar, náusea, vômito, febre, dor de cabeça e rigidez no pescoço, tratáveis com medicamentos em hospitais.

Fonte: G1- CE

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: