Prefeitura de Guaiúba utiliza garrafas pet’s em decoração natalina

Guaiuba natal

O município de Guaiúba, região metropolitana de Fortaleza, promove dos dias 19 a 21 de dezembro, o evento de Natal, Guaiúba Cidade Luz: Uma Fantástica Fábrica de Natal, que acontece no Centro de Arte e Cultura Portal da Serra. Nesta edição conta com um diferencial: uma decoração com mais de 30 mil garrafas pet’s. A iniciativa visa conscientizar a população do município sobre a importância da cultura sustentável.

As garrafas foram coletadas graças ao projeto Guaiúba Sustentável que contou com o envolvimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação foca no incentivo ao fortalecimento de práticas de ecologia, reciclagem, reaproveitamento, além de evitar a poluição do solo, da água e do ar. Para o estudante Messias Silva, participar da coleta foi uma experiência diferente das vividas em sala de aula. “Além de se divertir numa atividade fora da escola, a gente ainda aprendeu a importância de aproveitar essas garrafas. Sem contar que ainda ajudamos para a festa de natal da cidade ficar bonita”, diz.

Já para a dona de casa, Rosângela Sousa, os pais também acabam desenvolvendo atitudes sustentáveis graças ao empenho dos filhos. “Meu filho chegava da escola e já queria saber se tinha garrafa pra levar. Eu passei a ficar atenta na reciclagem. Hoje separamos o lixo de acordo com a coleta seletiva, que é outro movimento que temos e incentiva a cuidar do meio ambiente”, conta.

Neste ano, além de decorar o Centro de Arte e Cultura, onde serão realizadas as festas, o material reciclável foi destinado à construção de uma árvore de natal de quase 10m de altura, toda feita com garrafas e adereços natalinos, enfeites como guirlandas, bonecos de neve, Papai Noel gigante e a Casa do Papai Noel, uma das atrações do evento. Durante os festejos natalinos os jovens e adolescentes irão apresentar atrações artísticas culturais, musicais e teatrais, além da chegada do Papai Noel e apresentação do Coral Infantil e da melhor idade.

Segundo o prefeito, kaio Gurgel, a iniciativa visa promover o bem estar junto a população como garantir uma decoração diferenciada. “Com o Guaiúba Sustentável pudemos envolver os estudantes, famílias e toda a comunidade na conscientização de reciclar e preservar. Hoje, somos referência para demais municípios devido os projetos pioneiros. Neste ano foram quase 30 mil, mas para anos futuros vamos dobrar a produção e levar decoração reciclável para todos os distritos”, completa o prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guaiúba

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: