Deputada federal eleita relatou ameaças de morte e estupro nas redes sociais; caso será acompanhado por programas estadual e federal

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) solicitou a adoção de medidas para proteger a deputada federal eleita Ana Elisa Santos Silva (PT-MG), de 21 anos, após a parlamentar relatar ameaças de morte e violência sexual nas redes sociais.
Por meio do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), a pasta acionou o Programa Estadual de Proteção de Minas Gerais para avaliar o caso e adotar as providências necessárias.
O Ministério não informou quais medidas serão implementadas. Segundo o órgão, os detalhes permanecerão sob sigilo para preservar a segurança e a integridade da deputada eleita.
Ataques se intensificaram após as eleições
Ana Elisa afirmou que já recebia mensagens violentas durante a campanha, mas os ataques teriam se intensificado após o primeiro turno das eleições, realizado no último domingo (4/10).
De acordo com a parlamentar eleita, as mensagens incluem ataques machistas e racistas, além de ameaças de morte e estupro. Ela disse temer pela própria vida e relatou que ainda não contava com uma equipe de segurança.
Diante da quantidade de ataques, a equipe da deputada decidiu desativar temporariamente sua conta na rede social X, antigo Twitter.
“Eu acredito que ninguém mereça sofrer ameaças de morte por estar politicamente engajado”, declarou Ana Elisa ao comentar o caso.
A deputada também afirmou que as mensagens passaram a chegar com grande frequência e que se sentia vulnerável diante da ausência de proteção. As ameaças já foram comunicadas à Polícia Civil de Minas Gerais.
Ministério solicita análise de risco
O Ministério dos Direitos Humanos pediu o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, responsável pela execução do programa estadual de proteção.
Entre as providências solicitadas estão:
- realização de uma análise de risco;
- articulação com os órgãos de inteligência policial;
- acompanhamento das ameaças;
- investigação dos ataques;
- identificação dos responsáveis.
As equipes dos programas estadual e federal deverão atuar de maneira conjunta na avaliação e no acompanhamento do caso.
Até a atualização desta matéria, não haviam sido divulgadas informações detalhadas sobre as medidas de segurança adotadas nem sobre a identificação dos autores das ameaças.
Ana Elisa foi eleita com mais de 524 mil votos
Natural de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, Ana Elisa é estudante de Direito e trabalhava como estagiária no Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG).
Nas eleições de 2026, ela recebeu 524.219 votos e foi a segunda candidata mais votada para a Câmara dos Deputados no estado, atrás somente de Nikolas Ferreira (PL).
Com o resultado, Ana Elisa tornou-se a mulher mais votada da história de Minas Gerais para a Câmara e a deputada federal mais jovem já eleita no Brasil.
A jovem ganhou projeção nas redes sociais com conteúdos sobre política, direitos sociais, educação, feminismo e combate ao racismo. Durante a campanha, alcançou quase 2 milhões de seguidores no Instagram e, após as eleições, ultrapassou a marca de 3 milhões.
Violência política de gênero preocupa autoridades
As ameaças contra Ana Elisa ocorrem em um contexto de crescimento da violência política dirigida às mulheres. Segundo dados citados pela Agência Brasil, registros de violência política de gênero aumentaram 11 vezes entre as eleições de 2022 e 2026.
No fim de setembro, organizações da sociedade civil encaminharam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um documento com denúncias de violência contra candidatas. Os relatos incluíam agressões verbais, ataques, ameaças de morte e violência sexual.
Mulheres vítimas de violência política podem procurar as autoridades policiais, a Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral e a Central de Atendimento à Mulher, pelo telefone 180. Em situações de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo número 190.
–
Com informações da Agência Brasil
