Lula promete concluir obras da Transnordestina até 2027

Foto: Reprodução/Canal Gov
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu concluir as obras da ferrovia Transnordestina, no Ceará, até o primeiro trimestre de 2027. A declaração foi feita durante visita a Iguatu, no centro-sul cearense, nesta sexta-feira (5). O chefe do Executivo também assinou a ordem de serviço para construção do Ramal do Salgado da Transposição do Rio São Francisco. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu concluir as obras da ferrovia Transnordestina, no Ceará, até o primeiro trimestre de 2027. A declaração foi feita durante visita a Iguatu, no centro-sul cearense, nesta sexta-feira (5). O chefe do Executivo também assinou a ordem de serviço para construção do Ramal do Salgado da Transposição do Rio São Francisco.
Antes, o presidente da Transnordestina Logística (TSLA), Tufi Daher Filho, havia informado que, entre o fim de 2026 e o início de 2027, toda a obra estará concluída.

“Eu quero fazer um compromisso, que o senhor (Lula), eu, juntamente com seu time e meu time, nós vamos finalizar essa ferrovia, se não faltar recurso, até o final de 2026, início de 2027, isso é um compromisso”, afirmou o diretor-presidente.

O diretor-presidente também comentou sobre o início de transporte de carga pela Transnordestina.” O ano que vem, em 2025, nós, em fase de comissionamento, vamos fazer os primeiros transportes de carga da Transnordestina, saindo lá de São Miguel do fidalgo e vindo até essa região, ou Iguatu, ou Quixeramobim, ou Quixadá, trazendo soja e milho para essa região.

Lula afirma que transnordestina deve ser entregue até 2027

A cerimônia, que aconteceu em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Elmano de Freitas. Em janeiro deste ano, Tufi Daher assinou ordem de serviços para construção dos lotes 4 e 5 da Ferrovia Transnordestina no Ceará. Os lotes devem contemplar 101 quilômetros de corredor férreo no Estado, entre Acopiara, Piquet Carneiro e Quixeramobim. Segundo o Governo Federal, as obras fazem parte da fase 1 do projeto da Transnordestina, que está 70% pronta. Para a conclusão, é necessário fazer a conexão entre o sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. A previsão é de que a fase 1 seja finalizada até 2027, para o início da operação da ferrovia, que terá uma extensão total de 1.206 quilômetros. A fase 2 está prevista para ser concluída até 2029. A obra deve diminuir a distância para que as águas do rio São Francisco cheguem até o açude Castanhão, beneficiando 5 milhões de pessoas no estado. A Transnordestina terá mais de 1,2 mil quilômetros de extensão e passará por 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. De acordo com dados do Governo Federal, em 2023, a ferrovia teve avanço de 61% e investimento de R$ 269 milhões. O empreendimento gera 3,8 mil empregos diretos e indiretos. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: