Fiéis de diferentes religiões comentam declarações do Papa Francisco no Brasil

Em sua primeira viagem internacional como líder do catolicismo para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, o papa Francisco marcou sua visita ao Brasil após polêmicas declarações. O papa falou sobre o posicionamento da Igreja no que diz respeito a homossexualidade, queda do número de fiéis, a necessidade de transformações, e, por fim, o diálogo com outras religiões.
O O POVO Online ouviu fiéis de quatro diferentes religiões com objetivo de entender qual o reflexo das declarações do pontífice na sociedade religiosa.
Tecla Oliveira, vice-presidente da União Espírita Cearense de Umbanda: “Concordamos plenamente com o Papa porque não é para existir preconceito, nem com negros, nem com homossexuais ou em qualquer natureza. Deus é um só, então a partir do momento em que estamos unidos podemos evitar que as drogas contaminem os jovens. Francisco vai estimular a fé entre esses jovens, pregando humildade e caridade”. Luíz Olímpio, advogado e psicanalista, espírita: “O papa Francisco não está surpreendendo somente os católicos, mas também todos de outras religiões que pararam para lhe ouvir. Sua simplicidade é algo admirável, suas respostas seguras e de coragem vêm mostrando que a Igreja Católica anseia por mudanças de postura. A entrevista na televisão do papa Francisco, em que fez convite para a união de todas as religiões, pode parecer utópico, mas é pertinente, pois enquanto houver disputas religiosas sempre haverá ausência de paz e a evolução humana será retardada. Como espírita que sou, gostei da simpatia e da simplicidade do papa Francisco, bem como da sua corajosa fala na entrevista televisiva”. Antônio Paiva Rodrigues, evangélico: “Foram abordadas questões polêmicas relacionadas à igreja católica. O escândalo do Vaticano não é novo, é antiquíssimo e, toda vez que há mudança de Papas, o assunto vem à tona. No nosso entender, apesar da simplicidade, ele não chegou a ser mais carismático do que o Papa João Paulo II. Acho estranho, e não concordo quando dizem que a autoridade maior da igreja católica é santa. (O santo padre). A visita do Papa Francisco foi oportuna, pois o Brasil estava precisando de uma sacudidela, pois a materialidade está superando a espiritualidade”. Marcílio Mendonça, da corrente Gnóstica: “O Papa pareceu especial por reafirmar valores básicos de ética , família e religião, propor a reafirmação do servir como caminho para Cristo e o acolhimento dos excluídos de todos os níveis, como forma de demonstrar na prática nossa Fé em Deus”. Fonte: O Povo
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: