Camilo fala em implementar bolsa a estudantes do Ensino Médio para reduzir evasão

Lula recebeu Camilo Santana no Conversa com o Presidente, onde o ministro falou sobre a ideia de uma nova bolsa para combater a evasão.

Foto: Reprodução
Camilo Santana (PT), ministro da Educação, considera implementar uma bolsa ou poupança para os estudantes do Ensino Médio como uma estratégia para diminuir a evasão escolar no Brasil. A declaração foi feita nesta terça-feira (14), na live Conversa com o Presidente, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Nós perdemos, hoje, centenas de milhares de jovens no ensino médio, que abandonam a escola, às vezes, por necessidade de trabalhar”, disse ele, destacando que o primeiro ano do Ensino Médio é hoje o principal ponto de evasão dos estudantes. Conforme proposto por Camilo, em estágio preliminar, a bolsa seria concedida de modo mensal a partir da entrada no 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de diminuir a evasão escolar. Prevê ainda a concessão de mais um valor ao fim do ano, em uma espécie de poupança, para tentar garantir o retorno do aluno para o próximo ano. Ainda segundo o ministro, isso se repetiria até a conclusão do Ensino Médio, quando ele poderia sacar os valores guardados nessa poupança para montar um negócio ou custear uma formação em ensino superior. Lula, na ocasião, destacou que o governo vai desempenhar esforços para fazer com que os alunos permaneçam na escola, porém pedindo ainda que os estudantes também contrbuam. “Nós não vamos pegar você e levar diretamente na escola. Vamos criar incentivos para que você saiba que nós estamos pensando no seu futuro e no futuro da sua família”, explicou.
O presidente recebeu Camilo Santana no programa Conversa com o Presidente desta terça-feira (14), durante a manhã, a partir das 8h30. A entrevista foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do governo. As lives de Lula têm transmissão semanal desde 13 de junho 2023. Em 5 de setembro, Camilo foi o primeiro ministro presente nas lives semanais de Lula. Naquela ocasião, Camilo anunciou o reajuste dos valores destinados à compra de ônibus escolares por estados e municípios. Já no dia 26 de setembro, o ministro da Educação, Camilo Santana, participou pela segunda vez da live do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa Conversa com o Presidente. Na ocasião também participou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: