Todos os municípios do Ceará estão sob aviso de chuvas intensas até segunda-feira (18)

Todos os municípios cearenses estão sob aviso de “perigo” por chuvas e ventos intensos durante o fim de semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O informe é válido até às 10h de segunda-feira (18). Mais de 140 cidades do Ceará tiveram precipitações entre 7h de quinta (14) e 7h desta sexta (15). Só em Fortaleza, foram 85,4 milímetros, o maior volume da cidade desde o início de março.
O aviso laranja, emitido quando as condições meteorológicas oferecem risco à população, indica a probabilidade de chuvas de até 100 mm por dia em cada município cearense. Além disso, rajadas de vento de até 100 km/h podem atingir os locais.
Nos locais onde há aviso de maior perigo em função das chuvas, o Inmet alerta que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Para prevenir acidentes, o Inmet orienta que:
  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Aviso meteorológico

Toda a área do litoral do Ceará está sujeita à ocorrência de chuvas intensas, conforme aviso meteorológico de risco potencial de chuvas emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. De acordo como aviso, o risco potencial varia de 20 a 40% de probabilidade de ocorrer chuva intensa. “A intensidade da chuva deve variar de moderada a forte no centro-norte do Ceará e de fraca a moderada nas demais regiões”, prevê o órgão. No sábado (16), os mais acumulados de chuva devem ser registrados na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns, com intensidade variando de fraca a moderada. Para o Cariri, centro-sul das regiões da Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns, as chuvas deverão ser de forma isolada, variando de fraca a moderada intensidade, segundo a Funceme. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: