Terra treme no Ceará em ponto entre os açudes Castanhão e Banabuiú

O sismo de baixa intensidade foi registrado na madrugada desta segunda-feira, 11, no território do município de Jaguaretama. Castanhão foi reformado em 2019 e Banabuiú tem serviços previstos aguardando licitação

Um tremor de terra de magnitude 1.2 grau na escala Richter foi registrado na madrugada dessa segunda-feira, 11, no município de Jaguaretama, num ponto do território cearense que fica localizado entre os açudes Banabuiú e Castanhão, dois dos principais reservatórios do Estado.

Ponto indicado por estrela vermelha mostra epicentro do tremor desta segunda-feira, 11 de maio, em Jaguaretama, localizado entre os açudes Banabuiú e Castanhão (Foto: REPRODUÇÃO)

O sismo aconteceu às 3h09min, foi registrado por sensores do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN). A vibração neste nível é considerada de baixa intensidade e aparentemente sem riscos para as duas barragens – ambas atualmente com baixo volume hídrico.

O ponto do tremor em Jaguaretama (a 246 km da Capital) fica distante cerca de 20 quilômetros do açude Banabuiú e a 40 quilômetros do Castanhão.

Com a quadra chuvosa atual, iniciada em fevereiro e que se encerra no fim deste mês, os dois reservatórios ganharam boa recarga em relação ao cenário que estiveram no começo de 2020.

O Banabuiú está com 12,15% (194 milhões de metros cúbicos) acumulado de sua capacidade enquanto o Castanhão, o maior do Estado, chegou ao volume de 15,6% (1,04 bilhão de m³), segundo os dados da manhã desta segunda-feira, 11, do Portal Hidrológico do Ceará. Os dois chegaram a estar com apenas 6,07% e 2,42% do total, respectivamente, como menores volumes deste ano.

Obras de recuperação nos reservatórios

O POVO solicitou informações ao Departamento Nacional de Obras contra as secas (Dnocs), para saber sobre a segurança das barragens e aguarda resposta.

O órgão fez recente recuperação na estrutura da barragem do Castanhão, dentro de custos previstos no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. A obra foi concluída em 2019, com investimento de R$ 15.892.515,04.

O Banabuiú também está com custos levantados de R$ 20.642.172,69 para reformas na estrutura física do reservatório. O Dnocs informa que os trabalhos ainda não começaram, encontram-se “em processo licitatório”.

Os serviços envolvem desde recuperação dos motores de bombeamento a restauração das paredes e obras no entorno dos reservatórios.

Tremor também em Crateús

O Ceará teve outro tremor de terra registrado nas primeiras horas desta segunda-feira. Foi no município de Crateús. Os sensores sismográficos foram ativados à 1h20min, com magnitude de 1.6 grau na escala Richter. Também é considerado um sismo sem relevância para eventual risco à população.

“Não temos muitos tremores de terra nessa região, mas são comuns as evidências dos mesmos em diversas áreas do Nordeste. Foi de intensidade baixa”, confirmou o geofísico Eduardo Menezes, do LabSis da UFRN.

O LabSis é integrado à Rede Sismográfica do Nordeste, que alimenta o banco de dados para Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). No Ceará, o LabSis mantém dez estações de monitoramento.

Fonte: O Povo Online
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: