São João de Maracanaú começa 6 de julho com grandes atrações musicais

Evento contará com shows de Lagosta Bronzeada, Phaphirô da Bahia, Solteirões, Forró Real, Garota Safada, Bruno e Marrone,  João Lucas & Marcelo, Aviões do Forró, Beto Barbosa, Bonde do Brasil e – Simone & Simaria – As Coleguinhas  
O melhor e maior festejo junino do Ceará e um dos principais do País, o São João de Maracanaú, chega a sua nona edição. Este ano, a festa acontecerá de 6 a 20 de julho, a partir das 18h30min, e prestará uma grande homenagem à população indígena, por meio Povo Pitaguary, e aos 30 anos de Emancipação de Maracanaú, com a construção da tradicional Cidade Cenográfica, que este ano receberá o nome de Vila Pitaguary. O evento, realizado pelo Governo Municipal de Maracanaú com o apoio do Ministério do Turismo, já faz parte do calendário cultural e turístico do Nordeste e acontecerá em um espaço de 21,6 mil m², localizado na Avenida I, entrada do bairro Jereissati, ao lado do Cefet (IFCE). A expectativa é de que mais de um milhão de pessoas participem do evento, repetindo o sucesso dos anos anteriores.
Atrações – Os 15 dias de festejos juninos contarão com 24 bandas locais e nacionais. Os shows serão realizados, a partir das 22 horas, nos dias 6, 7, 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de julho, com super atrações artísticas como: Lagosta Bronzeada, Phaphirô da Bahia, Solteirões, Forró Real, Garota Safada, Bruno e Marrone,  João Lucas & Marcelo, Aviões do Forró, Beto Barbosa; Bonde do Brasil e – Simone & Simaria – As Coleguinhas.
Quadrilhas Juninas – Um total de quatro Festivais de Quadrilhas Juninas irão abrilhantar ainda mais o São João de Maracanaú, que receberá este ano Festival Cearense e a grande final do Nordestão. Milhares de pessoas deverão lotar o quadrilhodrómo, com capacidade para cinco mil espectadores, para assistir às apresentações dos grupos que irão disputar os títulos dos seguintes Festivais:  6 a 12/07 –  Final do Festival Cearense de Quadrilhas Juninas; 13 e 14/07 – Final do Nordestão; 15 a 19/07 – 6º Festival de Quadrilhas Infantis de Maracanaú; 16 a 20/07 – 27º Festival Municipal de Quadrilhas Juninas
Cidade Cenográfica Vila Pitaguary – Este ano, o São João de Maracanaú terá uma cidade cenográfica montada para homenagear os povos indígenas, por meio dos Pitaguarys, bem como os 30 anos de Emancipação de Maracanaú. O espaço será aberto a partir das 18h30min, tendo como atrações uma fazendinha com animais de pequeno porte, Casa de Farinha, Engenho, Radiadora; quatro Ocas, Museu de Maracanaú, imagens gigantes de Santo Antônio e do Índio Pitaguary, Pau de Sebo, Bodega e comercialização de artesanato. Na Vila Pitaguary haverá apresentação de violeiros, danças folclóricas, forró pé de serra, teatro; shows de MPB (Voz e violão) e o I Festival de Casamento Matuto, este último nos dias 11 e 12 de julho.
Infraestrutura –  As bandas de forró irão se apresentar em dois palcos e os grupos da dança típica dessas festividades na Cidade Cenográfica. O quadrilhodrómo, todo coberto e com camarins, terá capacidade para cinco mil espectadores e 1.200 m² de área total. Barracas de alimentação, camarotes e portarias completam a estrutura.
Segurança – Para garantir a segurança dos visitantes, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SOS Maracanaú e segurança privada, totalizam um efetivo de aproximadamente 2,5 mil profissionais ao longo do evento. Ambulatório médico e duas ambulâncias também estarão de plantão.
Geração de renda – Mais de 1,5 mil empreendedores e trabalhadores serão beneficiados, direta e  indiretamente,  nas 80 barracas de alimentação interna e externa e 24 ambulantes. Os 24 shows irão gerar trabalho e renda para mais de 400 artistas, músicas, técnicos e seguranças. Também há geração de renda para 100 artesãos maracanauneses.
Capital Junina – Maracanaú é oficialmente reconhecida como a Capital Junina do Ceará por meio da Lei Estadual 14.999\2011, resultante de projeto de lei de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa.
Programação
Shows – A partir das 22 horas
6/07 – Lagosta Bronzeada; Phaphirô da Bahia; Vicente Nery;
7/07 – Solteirões; Forró Real; Manu Castro;
11/07 – Garota Safada; Forró Mascarado;  Etc e Tal;
12/07 – Bruno e Marrone; Painel de Controle
13/07 – João Lucas & Marcelo; Flaviana
18/07 – Aviões do Forró; Caviar com Rapadura; Forró da Bandidona;
19/07 – Beto Barbosa; Bonde do Brasil;
20/07 – Simone & Simaria – As Coleguinhas; Forró do Bom; Toca do Vale.
Festivais de Quadrilhas Juninas – Quadrilhodrómo – A partir das 19 horas
6 a 12/07 –  Final do Festival Cearense de Quadrilhas Juninas
13 e 14/07 – Final do Nordestão
15 a 19/07 – 6º Festival de Quadrilhas Infantis de Maracanaú
16 a 20/07 – 27º Festival Municipal de Quadrilhas Juninas
Cidade Cenográfica Vila Pitaguary – a partir das 18h30min
* Fazendinha com animais de pequeno porte; Casa de Farinha; Engenho; Apresentação de violeiros; Danças Folclóricas; Forró Pé de Serra; Teatro; Shows de MPB (Voz e violão); Imagens gigantes de Santo Antônio e do Índio Pitaguary; Pau de Sebo; Bodega; Artesanato; Radiadora; 4 Ocas; Museu de Maracanaú; e I Festival de Casamento Matuto nos dias 11 e 12 de julho.
Serviço
São João de Maracanaú 2013
Data: 6 a 20 de julho
Local: Maracanaú – Avenida I, entrada do bairro Jereissati (entre o IFCE – antigo Cefet – e o Feira Center Shopping)
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: