Quixeramobim e Potiretama estão em situação de emergência devido à estiagem

Recursos enviados pelo Governo Federal serão destinados ao amparo da população afetada (foto: JULIO CAESAR)
A Defesa Civil Nacional declarou situação de emergência dos municípios de Quixeramobim e Potiretama , localizados na região do Sertão Central e do Jaguaribe, respectivamente, devido à estiagem. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira, 1º, em publicação no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ao todo, 10 cidades brasileiras, nas regiões de Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país, passam por complicações decorrentes de desastres naturais. O reconhecimento permite que os municípios solicitem recursos ao órgão para amparar a população e reconstruir possíveis infraestruturas danificadas em desastres.

No Nordeste, a estiagem também afeta quatro cidades na Bahia, além de uma em Sergipe. A mesma situação climática afeta uma cidade no Paraná. No Rio Grande do Norte um município é prejudicado pela seca, quando a ausência de chuvas ocorre por um período ainda mais prolongado do que a estiagem. Já no Mato Grosso, uma cidade apresenta status de emergência devido aos incêndios florestais, comuns nesta época do ano.

Confira as cidades reconhecidas em situação crítica pelo Governo Federal:

Quixeramobim (CE) Potiretama (CE) Pintadas (BA) Santa Maria da Vitória(BA) Barrocas(BA) Nordestina(BA) Frei Paulo (SE) Araruna (PR) Lucrécia (RN) Cáceres (MT)

Fonte: https://www.opovo.com.br/

 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: