Funceme: Tendência no Ceará é de volume de chuva abaixo da média no trimestre

Previsão do órgão se refere aos três primeiros meses da quadra chuvosa, que começa em fevereiro e vai até maio.

O Ceará tem 50% de oportunidade de chuvas abaixo da média histórica nos meses de fevereiro, março e abril de 2021, segundo prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta-feira (20).

A probabilidade é a maior entre os cenários apresentadores pela Funceme. A chance de chuva acima da média história é de apenas 10%, conforme o órgão.

  • Chances de chuva acima da média: 10%
  • Em torno da média: 40%
  • Abaixo da média: 50%
 

Os meses abrangem a maior parte da quadra chuvosa no Estado, que vai de fevereiro a maio. Em 2020, por exemplo, o Ceará teve um volume de chuva acumulado no ano de 968 milímetros; desse total, 644 milímetros ocorreram apenas no período de fevereiro a março.

Regiões mais preocupantes

 

De acordo com presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, neste período a Região Centro-Sul do Estado preocupa. A região onde se encontra os dois maiores açudes do Estado, o Castanhão e Orós tem a maior tendência de chuvas abaixo da média histórica.

No entanto, as Regiões Norte e Ibiapaba a tendência é de chuvas acima da média histórica. Eduardo Sávio Martins explicou durante o anúncio que apesar do quadro de La Niña no Pacífico, que favoreceriam as precipitações, as chuvas são influenciadas pela temperatura nas águas do Oceano Atlântico.

Fonte: https://g1.globo.com/ce/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: