Vacinas contra sarampo estão disponíveis em todos os postos de saúde do Ceará

A confirmação do primeiro caso de sarampo no Ceará, informado na noite de sexta-feira (23) pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, acendeu o alerta para a vacinação em todo o estado. Atualmente, segundo o órgão, a vacina tríplice viral, utilizada para prevenir contra os casos da doença, está disponível em todos os postos de saúde cearenses.

Crianças de 6 a 11 meses que ainda não tomaram a dose da vacina estão entre o público prioritário — Foto: Fabiane de Paula/SVM

As informações são de que a única forma de prevenção é a vacinação. Para crianças, ela deve ter a primeira dose administrada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Ainda de acordo com as recomendações, as crianças acima de dois anos, jovens e adultos até 29 anos, que não foram vacinados ou não possuem comprovação vacinal, devem tomar duas doses com um intervalo de 30 dias entre cada uma delas. Enquanto isso, a determinação é que os adultos entre 30 e 49 anos não devem se vacinar.

Entretanto, a confirmação de um caso da doença após 4 anos sem casos registrados deixou a população em alerta crescente. Por conta disso, segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um público prioritário foi definido: crianças de 6 a 11 meses e pessoas até 49 anos que ainda não tenham tomado as doses. Também estão inclusas as pessoas com viagens programadas para locais onde há surto.

A SMS afirma que é importante ressaltar que cearenses já imunizados contra a doença não precisam de vacina novamente.

Para viagens

Em situações de locomoção a municípios que possuam ter casos confirmados de sarampo, também existe recomendação. Crianças de seis meses a um ano devem ser imunizadas com a tríplice viral no mínimo 15 dias antes da data da viagem.

Clínicas

Para os moradores que desejam tomar a vacina também existe a opção das clínicas privadas. Em Fortaleza, a média de preços está entre R$ 75 a R$ 100. Espaços como a Clínica Previne Vacinas, localizada na Avenida Edilson Brasil Soares, e a Clínica de Vacinação Dra. Núbia Jacó, na Rua Osvaldo Cruz, oferecem a vacinação.

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: