Servidores da SEMACE protestam no Ministério Público

Robson Cavalcante
Na manhã desta segunda-feira (17), servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) promoveram uma passeata para alertar a sociedade e o Ministério Público do Estado sobre as condições de trabalho e remuneração no órgão. Eles também levaram um dossiê, em que diversas irregularidades são expostas à apuração por parte das autoridades competentes. A concentração aconteceu em frente à autarquia e reuniu uma grande quantidade de funcionários, que insatisfeitos com a dificuldade de negociar com o governo do estado seguiram em protesto à sede do Ministério Público do Ceará. Os servidores conclamando palavras de ordem, e munidos com faixas, carro de som e apitos, saíram em caminhada da sede da instituição demonstrando insatisfação quanto a inércia do governo do estado para atender as reivindicações. Eles foram recebidos pela Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de apoio ao Meio Ambiente, Vanja Fontenele, que prometeu empenho do Ministério Público na apuração das irregularidades. O movimento foi pacífico e foi enfatizada a necessidade do diálogo e negociação com o governo. Segundo a associação que representa os funcionários, a ASSEMACE, dentro da pauta de reivindicação está a gratificação por titulação para os servidores que desempenham atividades técnicas, além da alteração da Lei 14344/09, que criou os cargos de Gestor e Fiscal Ambiental e Procuradores Autárquicos. Os servidores reivindicam também melhores condições de trabalho e melhoria salarial, ampliação da estrutura física, além da realização de novo concurso público. Os servidores denunciam também a existência de pressões e constrangimentos no ambiente de trabalho, além de uma sobrecarga intensa de processos na pauta dos técnicos ambientais, alguns com mais de quatrocentos processos. Revelam ainda que diante da baixa remuneração e da alta carga de trabalho, os funcionários, altamente qualificados, estão deixando os cargos para assumir postos em outros órgãos. O ato faz parte de uma agenda de manifestações aprovada em assembleia na sede do Sindicato MOVA-SE. Na próxima segunda-feira (23), os servidores vão se reunir em assembléia geral para decidir os passos do movimento, na ocasião deverá ser decretada greve por tempo indeterminado, o que prejudicaria a economia do estado, haja vista o órgão ser considerado estratégico e exercer o controle ambiental no estado do Ceará. Enviada pelo internauta  Gustavo Veras. Envie também sua matéria através do Fale conosco.

3 thoughts on “Servidores da SEMACE protestam no Ministério Público

  1. Servidor disse:

    É incompreencivel a resistência do governo em dialogar com os servidores que há tanto tempo lutam por melhorias de forma pacífica e dentro da legalidade.

  2. Servidor disse:

    Incompreensivel a resistência do governo do estado em dialogar com os servidores.

  3. Cidadão disse:

    O mais grave de tudo é saber que existem fortes indícios de irregularidades que permanecem ocorrendo, a sociedade clama por medidas em caráter de urgência por parte do dos órgãos competentes!

Comments are closed.

Compartilhar notícia: