Estação João Felipe encerra atividades segunda-feira

A histórica estação João Felipe, primeira parada da Linha Oeste (Fortaleza-Caucaia) suspenderá as atividades de embarque e desembarque no próximo dia 13 de janeiro. As obras são para a construção da Linha Leste, que será subterrânea e sairá em direção a regiões como o Centro de Eventos do Ceará e Fórum Clóvis Beviláqua. O percurso será subterrâneo, mas é necessária a escavação para que as tuneladoras, as máquinas responsáveis por escavar a terra, sejam enterradas. A área de onde as tuneladoras partirão passará pelos trilhos que dão acesso à estação João Felipe.
Para substituir a João Felipe, uma outra está sendo construída. O acesso será feito pela rua Padre Mororó, no Centro, ao lado da estação Chico da Silva, da Linha Sul. De lá, o usuário poderá tomar, das 8 horas ao meio-dia, o metrô para qualquer estação da Linha Sul podendo, por exemplo, descer na estação José de Alencar e, tomando o ônibus em seguida. Equipes ligadas à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) distribuem panfletos orientando a população sobre a mudança.
Pinacoteca
Existe um projeto de tornar o equipamento, já tombado, como um espaço de lazer e cultura. A estação fica ao lado de outros locais históricos ou de lazer, como o passeio público de Fortaleza, o Mercado Central, o prédio da 10ª Região Militar e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
A Pinacoteca do Ceará, projeto que já tinha assegurados R$ 5,5 milhões em investimento pelo Governo do Estado, contará com mais R$ 17 milhões em recursos do Tesouro Estadual para ser instalada, nos Galpões da antiga RFFSA, ao lado da Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza, até dezembro deste ano.
História
Tombada pelo decreto 16.237 de 1983, a estação João Felipe começou a ser construída em fins do século XIX, na época do imperador Dom Pedro II. Uma placa alusiva à data de finalização, 1880, encontra-se na estação. Na época, chamava-se estação Central. Dela partiam trens para a Caucaia, para a antiga estação da Parangaba, para Baturité, dentre outras destinos.
Devido a uma forte seca entre os anos de 1877 a 1879, Fortaleza recebeu muitas pessoas fugidas da forte estiagem. Esta mão de obra foi a que ajudou a erguer o prédio conhecido hoje. O nome ficou sendo estação central até 1956, quando passou a se chamar Professor João Felipe, que foi também engenheiro ferroviário e político.
Em comemoração ao centenário da estação, um mosaico do artista plástico Descartes Gadelha foi instalado na década de setenta. Também durante este período a estação passou por reformas.
# Com informações da SECULT
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: