Covid-19: Fortaleza atinge pela primeira vez taxa de positividade de 0%

Essa é a primeira vez, desde o início da pandemia, que a Capital chegou a esse número

 Foto: Cristine Rochol/PMPA
A nova edição do boletim de atualização da situação epidemiológica da Covid-19 em Fortaleza, divulgada nesta terça-feira (20), mostra que, entre os dias 13 e 19 de setembro, a positividade das amostras (RT-PCR) de fortalezenses, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 0%. Essa é a primeira vez, desde o início da pandemia, que a capital cearense chegou a esse número. Segundo o informe da Prefeitura de Fortaleza, Durante a última semana foram enviadas 590 amostradas ao Laboratório Central do Estado (LACEN), e todas tiveram o resultado negativo. De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Estela Leite, o resultado é um conjunto do esforço dos trabalhadores da saúde e da população: “O momento é de agradecer a todos que se engajaram entre o poder público e a sociedade civil, especialmente aos trabalhadores da saúde e ao SUS que uniram forças no enfrentamento da pandemia”, ressalta.

Vacinação foi fundamental para a taxa 0% de positividade

Conforme o médico epidemiologista Antônio Lima, a vacinação foi um dos fatores importantes para a chegada deste resultado. “O aumento da testagem e da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias continuam sendo, junto com medidas não farmacológicas, as estratégias cruciais para consolidar o controle da doença”, explicou.

Do início da pandemia até esta segunda-feira (19), foram registrados mais de 371 mil casos de Covid-19, além de 11.622 óbitos. Durante a terceira onda, que teve seu pico em janeiro de 2022, a positividade chegou a 56,1%. Ou seja, mais da metade dos testes realizados naquele período tiveram resultado positivo. Entre 13 e 19 de agosto nenhuma morte foi confirmada, mantendo uma média móvel de 0% em relação a óbitos.

Dados da vacinação em Fortaleza

No total, foram vacinadas contra a Covid-19, em Fortaleza, até a última sexta-feira (16), 2.424.424 pessoas com a primeira dose, 2.311.912 com a segunda, 1.481.644 com a terceira dose e 548.706 com a quarta dose. Atualmente, todos os fortalezenses a partir de três anos de idade podem iniciar seu esquema vacinal contra a Covid-19 sem necessidade de agendamento prévio, basta buscar os centros de vacinação após 72h da realização do cadastro no site Saúde Digital. A relação dos locais de vacinação na Capital é divulgada diariamente no portal da Prefeitura de Fortaleza.

Fonte: https://gcmais.com.br/

 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: