Chuva perde intensidade no Ceará no último final de semana

Após bons registros de chuvas nos primeiros dias de janeiro, as precipitações perderam intensidade neste domingo (13) em todo o Ceará. O estado recebeu chuvas em pelo menos 38 municípios no intervalo entre as 7h do sábado (12) e as 7h deste domingo (13), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As chuvas que banham o Estado representam, antes de tudo, esperança
FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A maior precipitação foi em Viçosa do Ceará, na Região da Ibiapaba, com 31,0 milímetros. Houve chuva também nas cidades de Meruoca (28 milímetros), Marco (25 milímetros) e Granja (24 milímetros). Na Grande Fortaleza maior chuva foi em Maranguape (20,2 milímetros).

De acordo com a Funceme, essa redução, se deve ao fato da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deslocar-se mais para o norte, não influenciando mais as condições de tempo no Estado. A ZCIT é o principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste no período de fevereiro a maio.

Previsão do tempo

Domingo (12):

  • Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões.

Segunda-feira (13):

  • Nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na faixa litorânea, Maciço de Baturité e na Serra da Ibiapaba. No Sertão Central, há possibilidade de chuva.

Terça-feira (14):

  • Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.

Açudes em situação crítica

93 açudes de pequeno e médio porte do Estado estão com volume inferior a 30%. Apenas um açude está com volume acima de 90%. Trata-se do Germinal, localizado na cidade de Palmácia, no Maciço de Baturité. O Castanhão está com volume de 2,68%. Apesar do aporte, o maior açude do estado segue em situação crítica. O Orós, segundo maior reservatório do estado, tem atualmente 5,09% da capacidade.

Fonte: G1 – CE

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: