Eusébio monitora duas pessoas, recém chegadas de Manaus, com suspeitas de nova variante do coronavírus

O secretário da Saúde do Município lembrou que estas novas cepas são preocupações em vários locais do Brasil
Segundo o secretário da Saúde do Eusébio, dois moradores, que chegaram recentemente de Manaus, estão sendo monitorados com suspeita de carregarem uma variante do coronavírus. “Foi feita a coleta e nós estamos aguardando o resultado. A nossa equipe está monitorando esses dois pacientes. Ainda é precoce afirmar alguma coisa, mas só para registrar que essa é uma situação, de fato, real”, explica Josete Malheiro, titular da pasta.
Ele reforça, ainda, que essa nova onda da covid-19 em vários locais do Brasil é uma preocupação de todos os gestores públicos, especialmente por conta das novas cepas do vírus. “O Distrito Federal já enfrenta, São Paulo já enfrenta. O próprio prefeito de Fortaleza já declarou a preocupação em relação a extensão desse tipo de variável em Fortaleza, que é uma cidade de grandes proporções, a quinta maior cidade do País. É um desafio que todo dia bate na porta da gente”, conclui. Na última terça-feira (2) o governador do Ceará, Camilo Santana, também falou sobre as preocupações de que a população do Estado seja atingida por uma nova variante do coronavírus. Ele informou que enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido para que os aeroportos do Ceará passem por um controle sanitário.

Recomendações para quem vem de estados com novas variantes

A Secretaria de Saúde do Ceará divulgou um documento com orientações para pessoas que chegarem de um dos seis estados brasileiros onde já se identifica uma variante do coronavírus. Viajantes do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pará e Sergipe devem passar 14 dias em isolamento. Durante este período, a pessoa deve ficar atenta ao surgimento de qualquer sintoma da covid-19 e, caso algum apareça, informar às unidades de Saúde. Estas precauções também são válidas para quem vem de viagens internacionais de um destes países: Argentina, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos da América, Jamaica, México, Peru, Japão, Reino Unido, África do Sul e República Dominicana. A nota ainda alerta que outros locais podem ser adicionados posteriormente a essa lista, caso sejam identificadas novas variantes. Se, durante a viagem ou o trajeto, o viajante sentir qualquer sintoma de uma doença respiratória, deve procurar o atendimento médico e informar o histórico de viagens. Nos casos dos que viagem de avião, a tripulação deve ser informada. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: