Cidades do Ceará bloqueiam entrada de não residentes para evitar proliferação de coronavírus

Três cidades do Ceará determinaram o fechamento das divisas para pessoas que não moram no município. Em Guaramiranga, Piquet Carneiro e Paracuru apenas residentes ou pessoas que prestam serviços essenciais poderão cruzar as principais entrada das cidades. A medida é tomada em meio ao crescimento exponencial de casos do novo coronavírus em todo o Ceará.

Fechamento da cidade de Guaramiranga passa a valer na quinta-fera — Foto: Diário do Nordeste

Em Piquet Carneiro, um decreto válido até 20 de abril determina a instalação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Em Guaramiranga, a determinação passa a valer à 0h desta quinta-feira (9).

Já em Paracuru, barreiras vão ser colocadas nos limites da cidade a partir das 6h desta quinta-feira (9) para evitar a entrada de pessoas de outros municípios. Para os moradores da cidade que precisarem retornar ao município vai ser exigido um comprovante de endereço.

“Quem não é do município de Piquet Carneiro vai ter que se identificar e mostrar que é um serviço essencial para permanecer no nosso município”, afirma o prefeito da cidade, Bismarck Barros Bezerra.

No documento, fica vedado a entrada no município de veículos de transporte interestadual e intermunicipal, além de veículos particulares e de representantes comerciais. Exclui-se da medida, pessoas que estejam prestando serviços considerados essenciais.

Transportes de carga só serão autorizados a entrar na cidade caso estejam transportando alimentos, água, produtos farmacêuticos, dentro outros insumos considerados essenciais.

Pessoas com residência em Piquet Carneiro que cheguem de cidades nas quais já tenha sido registrados casos de transmissão comunitária da COVID-19, serão autorizadas a entrar no município, mas terão que permanecer em isolamento domiciliar mandatório, só sendo autorizada a liberação pela Autoridade Sanitária local.

Quarentena em Guaramiranga

Pessoas que tenham como segunda residência o município devem cumprir uma quarentena mínima de sete dias ao chegarem. Haverá também um cadastro, de responsabilidade da Vigilância Sanitária, com o registro de todas as pessoas que adentrarem a cidade, residente ou trabalhador.

A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária vão realizar as fiscalizações, com o apoio de equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Polícia Civil.

Bloqueio das divisas em Paracuru

Com o aumento dos casos do novo coronavírus e a aproximação do feriado da Semana Santa, o prefeito Eliabe Albuquerque determinou o fechamento das divisas da cidade, localizada no litoral do Ceará. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (8).

“Nossas praias estão com acesso restrito. No momento nós não temos estrutura pra receber, nossas pousadas e hotéis estão fechados, não estão recebendo ninguém, restaurantes estão fechados, barracas de praia. Então não é o momento pra população visitante vir à nossa Paracuru. E, pra ser mais firme, nós estamos também, a partir de amanhã, dia 9, a partir das 6h, fechando os limites do município com nossos municípios vizinhos”, declarou Albuquerque.

O Ceará é um dos estados mais afetados da doença, com mais de 1,2 mil casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Fortaleza é a cidade com maior índice da doença em proporção ao número de habitantes, conforme o Ministério da Saúde.

Com a alta disseminação da doença, o sistema público de saúde do estado corre risco de entrar em colapso.

Além dos casos confirmados da doença, 43 pessoas morreram em consequência da Covid-19 no Ceará.

Fonte: G1 – CE
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: