Cidade de Itapiúna recebe Brinquedo Praça e Academia ao Ar Livre

Acho muito importante ter esse equipamento para as crianças virem e se divertirem. É um espaço maravilhoso!”, destacou a dona de casa Tamires Maciel, que trouxe a filha de quatro anos, Jamile, para a inauguração da BrinquedoPraça e da Academia ao Ar Livre, em Itapiúna, no Maciço de Baturité.
A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana; a secretária da Proteção Social, Justiça, Mulher e Direitos Humanos, Socorro França; e o prefeito Dário Coelho participaram da solenidade de entrega dos equipamentos do Governo do Ceará para a população.
A BrinquedoPraça implantada no município é a de número 103 do Estado. A ação faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, que ressaltou a importância da brinquedopraça para estimular as crianças a brincarem.
“É um momento de muita alegria para as crianças de Itapiúna. A gente vê o brilho no olho. É um espaço de lazer, de desenvolvimento. A neurociência explica o desenvolvimento da criança através do brincar. Foi tudo pensado com muito carinho: tem gradil de proteção, o piso é emborrachado, porque se a criança cair não vai se machucar, são oito brinquedos e ao lado tem uma academia de ginástica. A família traz a criança para brincar e vai fazer atividade física e. além disso, tem o caminhão da cidadania com serviços de emissão de documentos”, disse. “Esses equipamentos vão trazer total diferença para a infância do nosso estado. Aqui está unida a família, a criança, a juventude. A BrinquedoPraça é um instrumento de cuidado da criança para que ela se torne um homem e uma mulher de amanhã completamente preparado para o mundo”, pontuou a titular da Proteção Social, Justiça, Mulher e Direitos Humanos, Socorro França. O prefeito de Itapiúna, Dário Coelho, agradeceu a oportunidade de ter o equipamento infantil no município. “Só tenho a agradecer por trazer para Itapiúna uma inovação, que nós não tínhamos aqui. Tenho muito a agradecer, porque a gente vai colocar essas crianças para brincar, porque brincando aprende muita coisa”. Na ocasião, foi realizada a doação e o plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais na praça que recebeu espaço voltado para crianças de três a 12 anos. A BrinquedoPraça tem área cercada de 240 metros quadrados, com piso anti-impacto e oito brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O Estado realiza a implantação dos equipamentos, com investimento de R$ 180 mil cada, e cabe às prefeituras municipais garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos. A Academia ao Ar Livre, com área total de 100 metros quadrados, possui 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade. O recurso para implantação do equipamento é da ordem de R$ 20 mil.
 Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: