Chuvas no Centro-Sul do Ceará: barragem de açude no Cedro rompe e famílias são retiradas do local

Várias famílias da localidade de Catolé, no Cedro, ficaram ilhadas com o rompimento da barragem. Foto: Reprodução

Municípios da região Centro-Sul do Ceará continuam sentindo os efeitos das fortes chuvas deste fim de semana no Estado. Na madrugada deste domingo (13), a barragem do açude Ubaldinho, na localidade de Catolé, no Cedro (cidade localizada a 387 quilômetros de Fortaleza) se rompeu. Por conta das inundações, o Corpo de Bombeiros teve que retirar várias famílias do local.

Os desabrigados com o rompimento de barragem no Cedro foram encaminhados para casas de parentes e locais de acolhida provisória. Não há informações de feridos, até o momento. O episódio ocorreu um dia uma barragem e alguns açudes romperem, deixando famílias ilhadas em Várzea Alegre (município a 430 quilômetros de Fortaleza, também no Centro-Sul do Estado).

O prefeito de Cedro, João Batista Diniz (PDT), confirmou que algumas famílias que moram em uma das margens do riacho São Miguel estão ilhadas e, neste momento, sem acesso a sede do município. O gestor assegurou que a Prefeitura dará todo apoio às famílias atingidas.

“Já estamos com toda nossa equipe, bem como toda a nossa infraestrutura voltada para a gente fazer os levantamentos e as consequentes recuperações. Estamos recebendo uma equipe da Defesa Civil do Estado, como também uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer uma avaliação, principalmente sobre a situação das comunidades atingidas”, afirmou o prefeito de Cedro.

O prefeito do Cedro também informou que o nível das águas do Riacho São Miguel começou a subir no sábado (12), quando houve o rompimento da barragem do açude Canidezinho, em Várzea Alegre.

Fonte: https://gcmais.com.br/

Zeudir Queiroz