Ceará registra chuvas de até 108 milímetros

Chuvas foram registradas em pelo menos 56 municípios do Ceará, entre 7h da segunda-feira (6) e 7h desta terça-feira (7), de acordo com o relatório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O maior volume de água foi observado no município de Quiterianópolis, na região do Sertão Central e dos Inhamuns, com chuva de 108 milímetros. As cidades de Ubajara e Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, registraram 68 mm e 53,6 mm, respectivamente.

A forte chuva que atingiu Ubajara causou transtornos para os moradores dos bairros Araticum e Monte Castelo, na tarde da segunda. A água da chuva alagou as Avenidas Ponta Verde e dos Constituintes, além de vias adjacentes. Casas da região também foram invadidas pela chuva.

A Enel Distribuição Ceará informou que, devido às precipitações e às descargas atmosféricas que atingiram a região, o fornecimento de energia foi afetado em alguns pontos da zona rural de Ubajara. Equipes da companhia foram ao local e o fornecimento foi normalizado ainda pela noite.

Houve registros de precipitações também nas cidades de Parambu, no Sertão Central e dos Inhamuns, onde foram contabilizados 53 milímetros; Icapuí, no litoral Leste, com 52 milímetros; e Jardim, na Região do Cariri, com 50 milímetros.

Chuvas e nebulosidade em todas as regiões

Segundo a Funceme, nesta terça-feira (7) há nuvens em quase todo o Ceará, bem como em praticamente todo o Nordeste brasileiro. As nuvens significativas de chuva encontram-se sobre a faixa litorânea do Ceará e do Maranhão, e no centro do Piauí.

A previsão do tempo para hoje é de nebulosidade variável em todas as regiões, com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e do Pecém, e no Maciço de Baturité. Há possibilidade de chuva no litoral Norte e no Cariri.

Para quarta-feira (8), a Funceme prevê nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na faixa litorânea e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. Já na quinta-feira (9), a previsão é de predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.

Situação dos açudes

Apesar das chuvas recentes registradas no estado, dos 155 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 91 estão com volume abaixo dos 30%. Apenas um açude está com capacidade acima de 90%. Trata-se do Germinal, no município de Palmácia, no Maciço de Baturité.

O Castanhão, principal reservatório do Ceará, está com apenas 2,72% da capacidade total. Já o Orós, segundo maior açude, tem 5,13% do volume máximo.

Fonte: G1 – CE

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: