Moradores de Caucaia sofrem falta de água há quatro dias

Moradora tenta abrir torneira, mas sem sucesso: falta água em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM

Em meio ao cenário da pandemia, em que a higiene é essencial para evitar a propagação do novo coronavírus, moradores de Caucaia denunciam falta de água em distintos bairros do município, como Tabapuá e Jardim Icaraí, desde a última quinta-feira (24).

Já a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) apontou que o desabastecimento ocorreu somente a partir de sábado (26), em decorrência do rompimento de uma tubulação de sistema que abastece a cidade.

O concerto foi realizado ainda na tarde de ontem (27) e deve voltar a normalidade em todas as áreas até a noite desta segunda-feira (28). “Como o sistema funciona por pressão, nas áreas mais elevadas ou distantes da estação de tratamento”, o retorno pode demorar um pouco mais, explica o órgão.

Enquanto isso, moradores precisam encontrar alternativas para realizar atividades básicas, como lavar a louça, limpar a casa e, principalmente, tomar banho. A moradora do bairro Tabapuá, Maria Zeneide Machado, registra falta de água em sua residência desde a última quinta-feira (24), precisando pedir água para o vizinho e indo até mesmo a um posto distante.

“Eu não estou podendo fazer as atividades de casa, até a comida temos que comprar quentinha, porque não tem água para lavar a louça”, compartilha Maria.

Apesar de ter entrado em contato diariamente com a Cagece, seguia sem água até o começo desta manhã. O órgão aponta que o rompimento afetou principalmente os bairros localizados na parte norte de Caucaia, como Pacheco, Iparana e Icaraí, enquanto outras localidades, como centro, tiveram somente baixa vazão.

No caso da moradora do bairro Jardim Icaraí, Arianne Rocha, a falta de água ocorre desde o dia 24. Para conseguir tomar banho e lavar roupas, precisou recorrer aos vizinhos. “Água é uma coisa muito útil, não tem como continuar sem fazer as atividades básicas, como tomar banho e lavar louça. Se a água do vizinho acabar, já era”, finaliza.

Na casa da professora Tarcila Sampaio, moradora do bairro Curicaca, a água começou a faltar na manhã de ontem (27), porém, já sentiu o impacto de não poder fazer a limpeza da casa, costumeiramente realizada no final de semana. Acima de tudo, a preocupação se dá com os cuidados sanitários.

“Nesse momento que a gente está vivendo, a higiene precisa ser redobrada e não estou conseguindo”, declara Tarcila.

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: