Caucaia realiza ações ambientais em alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

Neste sábado, dia 18 de setembro, o município de Caucaia vai se unir a milhares de voluntários em todo o mundo em celebração ao Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios. A data simboliza a necessidade de sensibilizar para o descarte adequado dos resíduos sólidos, para a preservação e limpeza dos recursos hídricos. A Praia do Cumbuco será palco de várias ações. A programação de atividades começa às 08h, e deve seguir durante toda a manhã. As atividades sociais acontecem na Praça da Vila de Pescadores do Cumbuco. Já a solenidade de abertura das atividades acontece na barraca de Praia Duro Beach, também no Cumbuco.

Limpeza

Além da praia do Cumbuco, a ação de limpeza irá ocorrer no Pacheco, Iparana, Icaraí, Tabuba e Cauípe, com um percurso de cerca de 10 km. Ao final, todo o resíduo coletado será analisado e doado para a Associação dos Agentes Ambientais da Jurema.

Ação Social

Também no sábado, a Prefeitura de Caucaia, em parceria com várias instituições, irá promover uma série de atividades em benefício à população. *“Durante a ação de limpeza de praia será montado um corredor sustentável na Praça do Cumbuco ofertando para a população ações de educação ambiental e saúde, com o Sesc Iparana. A ECOENEL realiza a troca de lâmpadas incandescestes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, convida Leandro Alves, presidente do IMAC.

Para participar, o caucaiense deve levar sua lâmpada usada e uma conta de energia atualizada. Além disso, aqueles que levarem mais de 3kg de resíduos recicláveis receberão um brinde. O Projeto Coleta Solidária também vai marcar presença, em parceria com o Emaús, coletando resíduos volumosos reaproveitáveis e/ou recicláveis como sofás, racks, mesas, materiais de informática entre outros.

As ações serão coordenadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SECULT), Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), SESC Iparana, Econel, a ONG Winds For Future, Aquasis, UNIASSELVI entre outras instituições, e também com o envolvimento da população local.

Fonte: Ascom Caucaia