Barragem Tijuquinha sangra em Baturité nesta quinta-feira, 25

Imagem de divulgação da Web

A barragem Tijuquinha, localizada em Baturité, no Ceará, sangrou nesta quinta-feira, 25. O açude é mais um a sangrar, dos 155 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). No dia 16 de fevereiro, a barragem Caldeirões, em Saboeiro, foi a primeira a ultrapassar sua capacidade máxima em 2021, no Ceará.

Segundo os dados da Cogerh, o açude Tijuquinha atingiu 100% da sua capacidade nessa quarta-feira, 24. Baturité está localizado a 172,4 km de Fortaleza. Segundo os dados da Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme), o município registrou 38 milímetros de chuva nas últimas 24h, sendo o maior volume deste mês.

A última vez que o açude registrou 100% de sua ocupação foi no primeiro dia de setembro de 2020. Em 1º de janeiro, a barragem atingiu o seu menor nível durante o período, ficando com apenas 16,8% de sua capacidade.

O quadro de escassez na ocupação do reservatório perdurou durante os primeiros 4 dias do ano. Desde então, o açude iniciou uma guinada em seu volume, até sangrar nesta quinta-feira, 25. Segundo a Cogerh, este ano já sangraram os açudes Caldeirões, Batalhão, Germinal e São Vicente.

Fonte: https://www.opovo.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: