Alunos de Icapuí, no Ceará, recebem cartilha sobre fauna e flora da Caatinga

Mais de quatro mil alunos do município terão acesso ao material produzido pela Aliança Energia

No mês em que se comemora o Meio Ambiente, a Aliança Energia, em parceira com a Prefeitura de Icapuí (CE), por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou uma cartilha sobre fauna e flora da Caatinga. O material está sendo distribuído para mais de quatro mil alunos da rede municipal de ensino: da educação infantil ao ensino médio.

A cartilha é uma das ações do Programa de Educação Ambiental do Projeto Eólico Gravier, um empreendimento da Aliança Energia, que está sendo implantado no município de Icapuí, no Ceará. As obras, que tiveram início no dia 4 de janeiro de 2021, tem duração prevista de 15 meses e um investimento total de R$ 294 milhões. O Parque Eólico contará com 17 aerogeradores e capacidade instalada para gerar 71,4MW.

Informações que conscientizam

Logo na primeira página do livro, que é todo ilustrado, um convite para professores e alunos aprenderem sobre a fauna e flora da caatinga e conhecerem também o projeto Eólico Gravier, suas instalações, a importância e o que vai gerar de benefícios para a comunidade local. Nas demais páginas,  informações sobre o conceito de caatinga, o que são os biomas, espécies de plantas da caatinga como carnaúba, coroa-de-frade e mandacaru e ainda curiosidades sobre alguns animais da região, entre eles, o tatu-bola e as aves urutau, corrupião e cardeal-do-nordeste.

A cartilha também destaca a literatura de Cordel, por meio do cordelista Jota Gomes, da comunidade de Ariza, em Icapuí, que iniciou suas atividades como repentista em 1995.

O livro faz parte de um grande projeto de Educação Ambiental que tem como objetivo ampliar o conhecimento da comunidade escolar local sobre o bioma caatinga, a literatura de Cordel para preservar a cultura do Nordeste, o que é energia eólica, verificando a importância das energias renováveis e as ameaças ao bioma caatinga para promover atitudes de conscientização.

“Nossa intenção foi fazer uma reflexão sobre a biodiversidade, o meio ambiente local, considerando toda a riqueza da fauna e da flora e das várias formas de preservação e de mudanças de atitude no sentido positivo. Essa cartilha foi pautada na proposta pedagógica de atuar junto do município, considerando a riqueza local que é o bioma da caatinga. Ela foi pensada em atuar com os estudantes, com os educadores e com a família nessa visão local de considerar a fauna e a flora e ter o desenvolvimento de atividades junto à comunidade escolar de Icapuí”, explica Maria Rodrigues, da Biometria Consultoria e Projetos, parceira da Aliança Energia na produção do conteúdo.

Para avaliar o conhecimento dos alunos, nas últimas páginas da cartilha há um jogo de palavras e desenhos sobre todo o conteúdo apresentado

Projeto Eólico Gravier

O Projeto Eólico Gravier da Aliança Geração de Energia está localizado no município de Icapuí, no Ceará, onde a empresa já opera o Complexo Eólico Santo Inácio. As obras, que tiveram início em janeiro de 2021, tem duração prevista de 15 meses e um investimento total de R$ 294 milhões. O Parque Eólico contará com 17 aerogeradores e capacidade instalada de 71,4MW.

Aliança Energia

A Aliança Geração de Energia é uma empresa brasileira com atuação no mercado de geração e comercialização de energia elétrica, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Está entre as maiores companhias privadas de geração de energia elétrica do Brasil, com capacidade total instalada de 1.257 MW através de 7 usinas hidrelétricas em operação em Minas Gerais e um Complexo Eólico no Ceará. Dois novos projetos eólicos estão em fase de implantação – Gravier, no Ceará (71,4MW) e Acauã, no Rio Grande do Norte (109,20 MW).
Fonte: Assessoria Serifa Comunicação
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: