Servidores do IFCE publicam nota de repúdio ao governador do Paraná e à violência contra professores em Curitiba

IFCE1Os servidores do IFCE manifestam o mais intenso repúdio aos atos de violência, covardia e indignidade cometidos nesta quarta-feira, 29/4, contra professores e manifestantes na cidade de Curitiba-PR, por policiais subordinados ao governador do Estado, Beto Richa, e pagos com dinheiro público para, assim como os professores, serem servidores públicos.

As cenas pavorosas e lamentáveis a que o País assiste indignado estão, infelizmente, longe de serem exceção, mas despertam revolta em especial por revelar a mentalidade conservadora, retrógrada e autoritária subjacente a esse tipo de ação. Infelizmente, o direito constitucional à livre expressão e à manifestação pública ainda são vistos por muito gestores como um problema – e um problema que se trata na base da violência policial, institucionalizada, em nome do Estado, assim como na ditadura cívico-militar que durante 21 anos impôs no Brasil um regime de arbítrio e exceção. 

Foi assim nesta quarta-feira, com professores sendo covardemente agredidos com uso de bombas, gás lacrimogênio, balas de borracha e cães adestrados para intimidar e ferir. Além de professores, profissionais de comunicação e até deputados estaduais foram jogados a cães raivosos, em uma prática cruel, pelas mãos de policiais que deveriam trabalhar em prol da segurança pública, não da repressão desmedida e injustificada.

Os servidores do IFCE se solidarizam com os professores paranaenses, apoiam a luta contra a retirada de direitos e lembram que os mestres cearenses também passaram por atos de violência policial, humilhação e constrangimento, em 2011, quando de mobilização durante greve das universidades estaduais de nosso Estado. Aqui como lá, fica claro que governantes brasileiros que utilizam a polícia para agredir professores ainda têm muito o que aprender.

Fonte: IFCE

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: