Onça-parda que escapou de queimada no Paraná se adapta a zoológico no sertão cearense

Onça resgatada de área de queimada no Paraná se adapta ao sertão cearense — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

A onça-parda Guria segue em fase de adaptação no Zoológico São Francisco das Chagas de Canindé, a 117 km de Fortaleza. A Guria chegou ao zoológico em junho deste ano. O animal foi resgatado ainda filhotinho, pelo parque ecológico Klabin, no Paraná, em área de queimadas, com outros dois irmãos. Ela estava, inclusive, com alguns dos pelos táteis queimados, e por isso foi chamada de Bigode antes de ser batizada como Guria.

O nome do animal foi decidido em uma votação feita pelo G1. Os internautas puderam escolher qual o nome o animal receberia.

Nestes meses de adaptação, a Guria não tem contato com o seu futuro companheiro e não enfrenta problemas climáticos. A onça-parda fica em um lugar isolado e longe do público. O objetivo é fazer com que ela se adapte ao local e ao parceiro (um macho de sua espécie) com quem dividirá o mesmo abrigo.

“Eles a resgataram e mais dois irmãos provenientes deste desastre ecológico. E ela foi criada desde filhote neste parque. Eles entraram em contato porque os zoológicos interessantes que tenha o pareamento de um macho com a fêmea para a perpetuação e conservação da espécie”, explicou a veterinária Juliana Felix.

O Zoológico do Santuário de São Francisco de Canindé abriga 389 animais de 56 espécies diferentes. Destaque para a fauna brasileira como primatas, pássaros e répteis. O local além de abrigar a onça-parda cuida de um casal de onças pintadas, a “Luluca” e o “Baré”; a leoa “Zaira”, o macaco prego “Trairi” e o gato do mato de nome “Léo”.

Filhote de onça-parda que chegará ao Zoológico São Francisco, em Canindé, foi resgatada em uma área de queimada no Paraná. — Foto: Divulgação

O gato do mato foi resgatado filhotinho perdido em uma estrada no município de Nova Russas, no Centro-Sul do Ceará. “O filhote que estimamos ter em torno de 2 meses de idade precisa de muitos cuidados. Nós temos uma grande doação por ele”, afirmou a bióloga Renata Câmara.

Já o macaco prego Trairi foi apreendido na cidade que leva seu nome localizada no Litoral-Oeste. O animal foi apreendido dentro de um cativeiro dentro de uma jaula acorrentado.

O Zoológico do Santuário de São Francisco de Canindé reabriu para a visitação no dia 19 de junho e toma todas as precauções sanitárias exigidas por decreto municipal. O espaço ecológico funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h30, e aos domingos, das 8h às 16h. O valor da entrada é R$ 3,00.

O Zoológico de São Francisco possui uma área territorial de 8.523,29 m². Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos, por uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores, incumbidos da manutenção de sua saúde e bem-estar.

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: