Shows que reuniram multidões em Aracati entram na mira de investigação do MPCE

Imagens que circulam nas redes sociais mostram público aglomerado ao redor de palco onde foram realizados shows musicais (foto: reprodução/ Whatsapp O POVO)
O Ministério Público do Ceará (MPCE) instaurou Notícia de Fato para apurar descumprimento dos decretos estaduais que estabelecem medidas para enfrentamento à Covid-19 pela organização do 4° Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati, evento realizado neste fim de semana. O despacho, assinado pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, foi publicado na tarde deste domingo, 14, após o órgão receber fotos e vídeos de aglomerações registradas em shows musicais nas noites de sexta-feira, 12, e sábado, 13. Segundo o MPCE, os registros, que também circulam nas redes sociais, mostram desrespeito do público às regras de segurança sanitária, como a falta de distanciamento social e não uso de máscaras. No documento, foi estipulado prazo de dez dias para que o prefeito municipal, Bismarck Maia (PDT), e a vigilância sanitária prestem esclarecimentos ao Ministério Público sobre o caso.

Ao anunciar a programação do evento, no começo da semana passada, a Prefeitura assegurou que seria adotado um rígido protocolo de biossegurança contra a Covid-19. As medidas anunciadas incluíam  credenciamento prévio para o público, passaporte de imunização e teste RT PCR negativado nas 24 horas antes do evento. “Haverá um ponto de testagem gratuita e a capacidade do evento será limitada. Dentro da Arena, poderão participar até 2.500 pessoas por noite”, informou a gestão municipal antes do início das atividades.

Realizado entre a última sexta e este domingo, o Festival contou com 35 estandes de gastronomia local e  participação de restaurantes e chefs reconhecidos a nível nacional. O evento aconteceu na tradicional Rua Grande, área reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A programação ainda incluiu diversos shows musicais, atividades em que, na visão do MPCE, houve os desrespeitos às regras sanitárias.

Além de turistas de várias partes do Estado, o Festival também atraiu personalidades da política cearense, como o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e o senador Cid Gomes, ambos do PDT, que compartilharam registros nas suas redes sociais sobre a participação no evento.

Fonte: https://www.opovo.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: