Nova Russas concentra 35% dos casos de Covid pela variante delta no estado

Nova Russas, no interior do Ceará, lidera a estatística de casos confirmados da variante delta do coronavírus no estado. O município de cerca de 32 mil habitantes concentra 35.9% das confirmações, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde estadual (Sesa) na última sexta-feira (31). O índice é maior, inclusive que o de Fortaleza. O Ceará tinha 647 casos confirmados, sendo 594 de residentes. Entre eles, 213 são de Nova Russas. A capital Fortaleza é o segundo município na estatística, com 144 casos (24,2%). O g1 tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e Gabinete da Prefeitura de Nova Russas, mas as chamadas não foram atendidas.

Para a epidemiologista Caroline Florêncio, vários fatores podem justificar esse cenário epidemiológico em um município pequeno, já que os epicentros do coronavírus são, normalmente, observados em grandes cidades; a procura da população pela testagem pode ser um dos fatores.

“Já que é uma doença que, se você educa a população, ela vai buscar fazer o teste, já que ele não é obrigatório. Você faz se quiser, se tiver interesse”, disse a epidemiologista.

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: