Vacinação contra a Covid-19 ocorre em 58 postos de saúde de Fortaleza nesta quinta e sexta

A prefeitura de Fortaleza realiza, nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2), a vacinação contra a Covid-19 em 58 postos de saúde, três policlínicas e quatro Centros de Vacinação (Centro de Eventos, Arena Castelão e nos Shoppings Rio Mar Fortaleza e Rio Mar Kennedy).

De acordo com o prefeito Sarto Nogueira, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é dar celeridade ao Plano de Imunização de Fortaleza.

Fortaleza superou a meta de vacinação contra a Covid-19 de idosos com 75 anos de idade ou mais. A meta, que era de 87.769 idosos, foi ultrapassada e, até esta segunda-feira (29), foram imunizadas 99.619 pessoas desas faixa etária; o que representa 113,5% do que foi estipulado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os números correspondem à aplicação da primeira dose.

Pessoas com mais de 75 anos integram o grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, uma vez que são grupo de risco da doença, por apresentarem quadros mais graves da infecção e o maior índice de letalidade entre as demais faixas etárias. A vacinação deste grupo começou em paralelo a dos profissionais da saúde, em janeiro deste ano. Atualmente, Fortaleza está na segunda fase da vacinação, na qual tem como foco pessoas entre 60 e 74 anos de idade.

De acordo com a SMS, a meta de idosos vacinados a partir de 75 anos foi atingida em 22 de março em função da descentralização da aplicação dos imunizantes. A Prefeitura disponibilizou, durante a primeira fase da campanha, oito pontos de vacinação, que incluíam drive-thrus e salas de acolhimento na Rede Cuca. Nesses locais, foram atendidos 66.089 idosos.

Além disso, também foi implementada a modalidade de vacinação domiciliar, na qual 70 equipes da Secretaria da Saúde rodavam pela cidade com a intenção de vacinar 32.668 idosos com problemas de mobilidade e/ou que não tinham como se deslocar até os centros de vacinação.

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: