Novo decreto no Ceará aumenta funcionamento e capacidade de escolas, restaurantes e eventos; confira mudanças

Foto: Reprodução

Escolas, restaurantes, salões de festas de condomínios e eventos sociais vão passar por mudanças com este novo decreto do Governo do Ceará. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana em uma live nas redes sociais, após a reunião do Comitê de Combate à Pandemia de Covid-19.

De acordo com o gestor, os números de casos e de mortes causados pelo Coronavírus estão diminuindo de acordo com o avanço da vacinação. Por isso, a decisão é por avançar na flexibilização das medidas de isolamento social.

Além destes serviços já citados, o Governo planeja realizar um evento teste na área do esporte na Arena Castelão. Confira as principais mudanças anunciadas pelo governador:

  • Restaurantes passam a funcionar até 1h da manhã, com ampliação de 8 pessoas por mesa
  • Salões de festas de condomínios passam a seguir os mesmos protocolos dos buffets
  • Eventos sociais e corporativos passam a autorizar 200 pessoas em ambientes fechados e 400 em ambientes abertos
  • Salas de aula poderão usar 100% da capacidade, respeitando os protocolos e garantindo a opção do ensino híbrido
  • Autorização de evento teste na área do esporte, com 10% do público na Arena Castelão e exigência de duas doses

Essas medidas entram em vigor na segunda-feira (20) e serão válidas até o dia 3 de outubro.

Vacinação

Além do líder do Executivo Estadual, também participou deste anúncio a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves. Ela destacou que os números da pandemia, neste momento, são bons e que a quantidade de mortes causadas pelo vírus tem reduzido de acordo com o avanço da vacinação.

“O nosso cenário é muito bom,mas requer atenção em alguns municípios que podem estar aumentando no número de casos”, destaca. “Para manter esse cenário [positivo] é importante estar vacinado”.

Durante a live, o governador Camilo Santana também destacou o avanço da vacinação contra a covid-19 no Ceará. Atualmente, o Estado já aplicou mais de 8,9 milhões de doses, entre primeira, segunda dose e dose única.

“Eu quero fazer sempre o apelo para que as pessoas se vacinem. Essa é uma orientação científica, estudada, comprovada, com toda a segurança”, afirmou o governador. “Quanto mais pessoas forem imunizadas, melhor será o enfrentamento e a gente vai poder superar essa fase da pandemia”.

Novo decreto autoriza jogos de futebol com público no Ceará

Com o novo decreto do Governo do Ceará, a Arena Castelão e outros estádios e ginásios do Estado vão voltar a receber jogos com público presencial. Segundo o governador, estes jogos vão funcionar com capacidade reduzida e com algumas exigências ao público, como um evento-teste.

De acordo com o que foi informado pelo líder do Executivo Estadual, a Federação Cearense de Futebol (FCF) e a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) farão uma reunião para definir os detalhes e protocolos sobre essa liberação de público em eventos esportivos.

O governador, porém, antecipou que:

  1. Os jogos devem respeitar o limite de 10% da capacidade total da arena, estádio ou ginásio;
  2. Todos os torcedores precisarão estar vacinados com as duas doses da vacina contra a covid-19.

Capacidade nas salas de aula

O novo decreto do Governo do Ceará autoriza o aumento do número de estudantes nas salas de aulas das escolas do Estado. De acordo com o govenador Camilo Santana, esta medida responde a uma demanda do setor da educação e faz parte do avanço na retomada de serviços e atividades econômicas no Estado.

Novo decreto muda funcionamento dos restaurantes no Ceará

O novo decreto do Governo do Ceará autoriza o aumento no número de pessoas que podem ficar em uma mesa e amplia o horário de funcionamento dos restaurantes em todo o Estado. De acordo com o governador Camilo Santana, as principais mudanças para estes estabelecimentos são:

  1. Ampliação do horário de funcionamento até 1h da manhã;
  2. A autorização de até 8 pessoas por mesa.

Fonte: https://gcmais.com.br/