Missão Internacional visita Ong O Pequeno Nazareno que atende crianças em situação de rua

Objetivo é promover intercâmbio, cooperação, difundir ações exitosas e sensibilizar órgãos públicos e a sociedade em geral para priorizar ações para esta população.

Nesta sexta, 13, a “Red Calle”, fará visita técnica a Organização da Sociedade Civil (OSC), O Pequeno Nazareno. O principal objetivo da Missão é conhecer experiências práticas das ofertas socioassistenciais à população em situação de rua no Brasil e como se dá a relação entre o governo e a sociedade civil.

Nas tratativas sobre a Missão com os representantes da Red Calle, foram apontados os principais temas de interesse dos demais países em relação à experiência brasileira, entre eles estão as especificidades do atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua.

RED CALLE

Rede de países latino-americanos para o desenvolvimento de políticas públicas para pessoas em situação de rua formada por Uruguai, Chile, Costa Rica, Brasil, Paraguai e Colômbia e o Institui Italo-Latino Americano – IILA, objetivando também intercâmbio de experiências,  reflexões e  discussões entre gestores públicos sugerindo encaminhamentos para o fortalecimento de ações no âmbito de cada um dos países membros, sobre a temática, buscando fortalecer as políticas públicas relacionadas a essa população, buscar ferramentas desenvolvidas em âmbito nacional que busquem favorecer o intercâmbio, a cooperação e a difusão de ações exitosas além de sensibilizar órgãos públicos e a sociedade em geral no sentido de priorizar ações para essa população.

O PEQUENO NAZARENO

Organização da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, fundada em 27 de maio de 1993 por Bernardo Rosemeyer, em Fortaleza, atua ainda em Recife e Manaus com crianças e adolescentes em situação de rua e suas famílias, marcados em sua maioria por uso e tráfico de drogas, baixa escolaridade, analfabetismo, mendicância, vítimas de violência doméstica e sexual, trabalho infantil, negligência, abandono, ameaça de morte, conflito comunitário, conflito com a lei, afastamento da escola e da família.

São atendidos também jovens de 14 a 24 anos, em processo de retorno à convivência familiar e comunitária, e seus familiares de mesma faixa-etária, inseridos na rede oficial de ensino, vivendo em comunidades de risco, pobreza e violência, com expectativa de inserção no mercado de trabalho e marcados pela baixa escolaridade.

Programação

09:00 – Apresentação da metodologia de trabalho da OSC O Pequeno Nazareno

09:30 – Debate

10:00 –  Visita guiada a OSC O Pequeno (Maranguape)

12:00 – Almoço com as crianças da OSC OPN

13:00 – Deslocamento para Fortaleza

14:00 – Visita a OSC OPN no Centro de Fortaleza (Projeto Gente Grande)

SERVIÇO O quê: Missão Técnica da Red Calle na OSC O Pequeno Nazareno Quando: 13 de setembro de 2019, 9h às 15 horas Onde: Sítio O Pequeno Nazareno, Estrada do Gereraú S/N, Maranguape (Manhã) e Rua Princesa Isabel, 244, Centro de Fortaleza (Tarde). Mais informações: 85 99995.4045, Adriano Ribeiro, Assessor de Comunicação.  
Adriano Ribeiro.
Jornalista JP 2981-CE
(85) 99995-4045 | 98829-1122
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: