Fortaleza atinge a marca de 23 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

Somente nesta terça-feira (26) foram imunizadas 2.777 pessoas entre profissionais da saúde e idosos com mais de 75 anos na capital cearense.

Na última segunda-feira, centenas de profissionais de saúde foram vacinados no Centro de Eventos de Fortaleza. — Foto: José Leomar/SVM

O prefeito Sarto Nogueira informou na noite desta terça-feira (26) que 2.777 pessoas foram vacinadas em Fortaleza no segundo dia de aplicação das doses no Centro de Eventos. Foram 2.391 trabalhadores da área da saúde e 386 idosos com mais de 75 anos imunizados só nesta terça-feira. Com isso, subiu para 23.632 o número de pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 no município.

Em uma publicação nas redes sociais, Sarto disse ainda que a vacinação domiciliar dos idosos com mais de 75 anos cadastrados no aplicativo Mais Saúde ou no site Vacine começa nesta quarta-feira (27).

Somente no primeiro dia de vacinação realizada no Centro de Eventos, nesta segunda-feira (25) foram vacinadas 2.702 pessoas.

Mais cedo, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recomendou o adiamento em, pelo menos, quatro semanas da vacinação em pessoas com quadro sugestivo de infecção por Covid-19 para evitar confusão com outros diagnósticos.

A imunização deve ser adiada até um mês a recuperação total após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas, conforme nota técnica da Pasta.

Agendamento suspenso

 

O agendamento de vacinação anti-Covid-19 para profissionais da saúde foi suspenso nesta terça-feira (26) em Fortaleza.

Segundo a secretária municipal da saúde, Ana Estela Leite, a estratégia de vacinação vai ser reavaliada. “Esse processo, a gente monitora, e reavalia a estratégia diariamente (…) a gente preferiu suspender”, disse a secretária.

Desde domingo (31), os profissionais de saúde podiam se cadastrar e agendar horário de vacinação, por meio de duas plataformas digitais, para receber uma dose da Coronavac no primeiro ponto de vacinação a funcionar em Fortaleza, o Centro de Eventos. Profissionais da saúde e idosos de 75 anos estão entre o público-alvo desta fase. Idosos que vivem em asilos, indígenas e pessoas com deficiência institucionalizadas também estão recebendo as doses nos locais onde vivem em outra frente de vacinação.

Segundo Ana Estela, a previsão é que no próximo domingo (31) seja feito um balanço e só depois será informado quando o agendamento dos profissionais retorna. “A partir de domingo, a gente faz um balanço do que ainda temos de imunobiológico, o que ainda temos de vacina e da quantidade desse público prioritário que foi imunizado com a primeira dose”, disse Ana Estela.

Prefeitura de Fortaleza também aumentou o rigor quanto a documentos que precisam ser apresentados no ato da vacinação. Ainda de acordo com Ana Estela, a prefeitura mudou a estratégia de vacinação de profissionais de saúde e aqueles já agendados para se vacinar a partir desta terça-feira, no Centro de Eventos de Fortaleza, devem comprovar que estão ativos e trabalham na linha de frente contra a Covid-19. De quarta-feira e domingo, os profissionais vão ter de comprovar que, pelo menos, atuam em unidades de saúde.

A secretária pede que os profissionais que já estão agendados e não trabalham em hospitais, não compareçam ao Centro de Eventos e aguardem novo agendamento. “Então a gente já pede aos outros que não trabalham em hospitais, que não se dirijam para o Centro de Eventos, aguarde, que terá um novo agendamento para eles”, disse.

Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: