Covid-19: ocupação de leitos de UTI ultrapassa 95% no Hospital Leonardo da Vinci

De acordo com o governador Camilo Santana, a taxa cresce de forma “considerável e preocupante”
Imagem de divulgação da Web
O governador Camilo Santana afirmou, neste domingo (7), que o número de leitos de UTI do Hospital Estadual Leonardo da Vinci, em Fortaleza, triplicou em dois meses. Além disso, a ocupação da unidade está próxima ao limite. Segundo o Integrasus, plataforma do Estado que acompanha a situação da pandemia, de 96 vagas para tratamento intensivo, 92 estão ocupadas, o que equivale a 95,83%. “Está aumentando de forma considerável e preocupante a ocupação dos leitos Covid na rede pública e também na rede privada, segundo relatórios de nossas equipes de Saúde. A situação é de alerta, e merece a atenção de todos. Continuamos ampliando os leitos de enfermaria e UTI nos equipamentos do Estado”, afirmou Camilo Santana. “O nosso Hospital Leonardo da Vinci, por exemplo, já tem o triplo de leitos de UTI do que tinha há dois meses, e a ocupação vem chegando perto do limite”, completou. Também houve crescimento na busca por leitos de enfermaria. Dos 32 leitos disponibilizados para pacientes com coronavírus, apenas um está vago, o que representa uma taxa de ocupação estimada em 96,88%. O governador Camilo Santana aproveitou para reforçar os cuidados com os protocolos sanitários até que todo o Estado seja imunizado contra a doença. “É muito importante que todos se protejam, evitem aglomerações e só saiam de casa quando necessário e usando máscara. Temos buscado acelerar o processo de vacinação para imunizar o máximo de pessoas, principalmente os mais idosos. Mas é um processo que deve demorar, até pela oferta ainda limitada de vacinas. Até que a imunização chegue a todos os cearenses, só há uma forma de evitar a multiplicação de casos: a prevenção. Nada é mais importante que a vida”, escreveu Camilo Santana.

Estado divulga lista de idosos que serão vacinados na segunda-feira (8)

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou, neste domingo (8), a lista de idosos a serem vacinados em estruturas montadas nos shoppings Iguatemi e RioMar Kennedy, em Fortaleza, na segunda-feira (8). Nesta etapa, o imunizante é aplicado em idosos com idade a partir de 75 anos cadastrados no site Vacine Já, da Prefeitura de Fortaleza, e que receberam o aviso de agendamento. Idosos com idade a partir de 90 anos também cadastrados na plataforma não precisam estar listados e podem comparecer aos postos de vacinação. É preciso levar documento com foto e CPF ao local.

CoronaVac

O Ceará recebeu uma remessa de 115 mil doses da vacina CoronaVac na noite de sábado (6). Com a chegada do lote, o Estado chega a 449.900 unidades recebidas do imunobiológico desde o começo da campanha de imunização, em 18 de janeiro. As vacinas serão distribuídas a partir de segunda-feira (8) para Fortaleza e municípios do interior cearense. Segundo o Governo do Estado, o novo lote deve reforçar a quantidade de vacinas para primeira e segunda doses dos profissionais de saúde. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: