Chuvas em Santa Quitéria, no interior do Ceará, deixam cidade ilhada e afeta ao menos 150 famílias

O município de Santa Quitéria, no interior do Ceará foi atingido nesta terça-feira (27) por fortes chuvas que deixaram a cidade ilhada e cerca de 150 famílias afetadas pelas enchentes. Quase todos os bairros sofrem com alagamentos. Também há relatos de pontes sem acesso para os pedestres, sangria de açudes e cheias de rios.
De acordo com dados coletados na Fundação Meteorológica do Estado do Ceará (Funceme), neste mês de fevereiro, o nível de chuva do município está em 346.5 milímetros, quase três vezes acima do considerado normal (140.3 milímetros). A informação mais atualizada até o momento, é que a chuva foi de 130 milímetros nesta terça.
O Governador Elmano de Freitas compartilhou nas redes sociais que acompanha a situação e que equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil já estão no local dando apoio e suporte as vitimas. Ainda segundo o governador, o alerta em relação as chuvas vale para todos os municípios cearenses.

Ações da prefeitura após as chuvas em Santa Quitéria

A prefeitura de Santa Quitéria montou uma força-tarefa para atender aos desabrigados pelas enchentes causadas pelas chuvas no município. Entre elas está a disponibilização de kits de higiene e ponto de doação de alimentos. O Ginário Poliesportivo está aberto para receber doações de alimentos, roupas e cobertores. Além disso, as escolas municipais Lúcia Andrade e Almerinda Jucá também estão disponíveis como locais de acolhimento para as famílias desalojadas, oferecendo apoio com a distribuição de alimentos e kits de higiene pessoal.

Aviso de chuvas intensas

O Inmet publicou um aviso de chuvas intensas para todo o Estado do Ceará nesta quarta-feira (28) com precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60 a 100 km/h). O aviso também inclui eventos consequentes das fortes chuvas como risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétrica Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: