Vitor Valim e Camilo Santana assinam ordem de serviço para início das obras dos espigões do litoral caucaiense

Uma parceria entre a Prefeitura de Caucaia e o Governo do Estado vai finalmente solucionar um problema que vem se arrastando há décadas: o avanço do mar no litoral caucaiense, que ameaça residências e o comércio local. Durante todo este período, por diversas gestões, muitas obras paliativas foram realizadas. Só agora, depois de realizar estudos ambientais, a Gestão Municipal e o Governo do Estado dão um importante passo para a solução definitiva do problema, a construção de três Espigões.

A ordem de liberação de serviço foi assinada nesta quinta-feira (31), e contou com a presença do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e demais autoridades. Em parceria com o Governo do Estado, a obra é orçada em R$ 44 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado, tem prazo de conclusão estimado em 12 meses, e deve começar já no início do mês de abril.

Em evento, realizado na Avenida Litorânea, em frente ao mar do Icaraí, Vitor Valim se emocionou ao relatar a importância do momento, e da esperança dos cidadãos da região em ver essa obra iniciada. “Eu sonhava junto com a população da nossa cidade de Caucaia em ter esse litoral finalmente revitalizado. A emoção está grande, são 20 anos que tanto eu como muita gente que está aqui esperava por esse momento. Vejo esses espigões tanto na defesa das moradias, como na promoção de milhares de empregos que serão gerados. Obra feita integralmente com recursos próprios da Prefeitura de Caucaia, e também com verbas do Governo Estadual”, disse.

Para Evilázio Rodrigues, da Associação de Moradores do Icaraí, participar desse momento é de fato um sonho realizado. “Sentimento de esperança e confiança. Sabemos que vai trazer o turismo, a valorização dos imóveis, e vai trazer um desenvolvimento maior para todos que moram no litoral, assim como para toda a cidade”. Opinião compartilhada por José Ferreira, conhecido na região como “Gordin”, barraqueiro há quase 30 anos no Icaraí. “A princípio eu pensei que fosse ‘negócio de política’, né? Mas quando eu vi que haviam pessoas técnicas envolvidas, pude ver que agora o negócio vai. O pessoal já tá querendo voltar a morar aqui. Só essa semana foram seis amigos meus. Chega eu fico arrepiado. O canteiro de obras já está alí. Agora vai, cumpade”, comemorou.

O governador Camilo Santana reforçou a parceria com o prefeito de Caucaia Vitor Valim na realização deste grande projeto. “Estou muito feliz em estar aqui hoje, dividindo essa alegria do Vitor e de vocês todos na ordem de serviço dessa obra. Eu sei que significa o sonho e o anseio da população, e que ela vai representar pra segurança das moradias, para o comércio, para o turismo, pra geração de empregos e oportunidades para as pessoas aqui de Caucaia”,

Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia

No total, o Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia prevê a construção de 11 espigões, e o investimento de cerca de R$ 174 milhões, com recursos da Prefeitura de Caucaia e do Governo do Estado. A ordem de serviço da construção dos três primeiros espigões na orla do Icaraí acontece cinco meses após a assinatura de convênio entre as gestões municipal e estadual, e um mês após audiência pública, que reuniu moradores do Icaraí e técnicos, a fim de apresentar à população os documentos de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e o Projeto Básico Ambiental (PBA) do Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia.

A obra representa a realização de um sonho dos moradores da região, que há anos sofrem as consequências do avanço do mar, que além de diminuir a faixa de areia na orla, impactando diretamente na economia local, danificou estruturas públicas e privadas, ameaçando comércios e moradias.

Fonte: Ascom Caucaia

Zeudir Queiroz