Município garantirá passagens aéreas e diárias para 15 alunos e seis profissionais da Educação que participarão de olimpíadas em São Paulo e no Rio de Janeiro

A Prefeitura de Caucaia garantirá o custeio das passagens aéreas e das diárias de 15 estudantes e seis profissionais da rede municipal de ensino classificados para duas competições nacionais. Ao todo, o apoio beneficiará 21 integrantes de delegações formadas por alunos, professores e coordenadoras pedagógicas de três escolas do município.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, na tarde desta quarta-feira (26).
Município concluiu procedimentos para garantir o benefício
A Secretaria Municipal de Educação esclareceu que, diante da inexistência de contratos vigentes para a aquisição de passagens e diárias, o Município realizou, nos últimos dias, os procedimentos administrativos e legais necessários para assegurar as viagens de forma regular e dentro dos prazos previstos.
Entre as medidas adotadas está a adesão à ata de registro de preços de outro município para a compra das passagens. O procedimento permitiu garantir o benefício de forma igualitária às duas delegações.
Por esse motivo, o anúncio do apoio somente pôde ser feito após a conclusão dos trâmites necessários.
Nove estudantes disputarão Olimpíada de Matemática da Unicamp
Nove estudantes representarão Caucaia na etapa final da 42ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), que será realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, em Campinas, no estado de São Paulo.
O grupo é formado por três alunos do 8º ano da Escola Monsenhor André Viana Camurça e seis estudantes do 9º ano da Escola Francisca Alves do Amaral.
Os alunos viajarão acompanhados por dois professores e uma coordenadora pedagógica. A delegação será composta por 12 integrantes.
Escola Osmar Diógenes terá três equipes na Olimpíada de Foguetes
A segunda competição será a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), realizada durante a 95ª Jornada de Foguetes – Turma 10. O evento acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Osmar Diógenes Pinheiro conquistou a classificação de três equipes, totalizando seis estudantes.
Os alunos serão acompanhados por um professor e duas coordenadoras pedagógicas, formando uma delegação com nove participantes.
Com o apoio às duas delegações, serão contemplados 15 estudantes e seis profissionais da Educação, sendo três professores e três coordenadoras pedagógicas.
Apoio valoriza talentos da rede municipal
As classificações refletem a dedicação dos estudantes, o trabalho desenvolvido pelos professores e o incentivo das comunidades escolares à aprendizagem da matemática e ao conhecimento científico.
Ao garantir as passagens aéreas e as diárias, a Prefeitura de Caucaia reforça o compromisso com a valorização dos talentos da rede municipal e com a ampliação das oportunidades educacionais oferecidas aos alunos.
Caucaia também teve representantes em 2025
Esta não é a primeira vez que a atual gestão municipal apoia estudantes da rede pública na participação em competições nacionais.
Em 2025, a Secretaria Municipal de Educação custeou a participação de três alunos, um professor e uma coordenadora pedagógica da Escola Francisca Alves do Amaral na etapa nacional da mesma Olimpíada de Matemática. – Com informações da ASCOM Caucaia- Prefeitura de Caucaia custeará viagens de estudantes para competições nacionais - 26 de agosto de 2026
- Frente de evangélicos declara apoio a Lula e associa Flávio ao autoritarismo - 26 de agosto de 2026
- Relator descarta mudanças e Senado acelera votação do fim da escala 6×1 - 26 de agosto de 2026
