Caucaia ganha polo de ensino da Universidade Federal do Cariri

Mais educação e oportunidades para os caucaienses. Foi inaugurado, na tarde desta quinta-feira (19), um novo Polo de Educação à Distância (EaD) da Universidade Federal do Cariri em Caucaia. O espaço vai abrigar dois novos cursos tecnológicos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design de Mídias Digitais, um total de 40 vagas. O ingresso para os cursos se dará através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), com nota do Enem 2021.

O lançamento aconteceu no Centro Municipal de Formação Terezinha Costa Lima, na Tabuba, onde também irá acontecer os encontros semestrais dos cursos da UFCA. O evento contou com a presença do Secretário de Educação, Sergio Kobayashi, do Deputado Estadual Silvio Nascimento, do Deputado Federal Idilvan Alencar, do Reitor da UFCA Ricardo Luiz e do prefeito de Caucaia Vitor Valim. “Hoje é um dia de festa, mais um dia de alegria para nós que acreditamos na educação como uma ferramenta de transformação social e econômica. Aqui em Caucaia a gente vê esse cenário se formando, desde o pagamento dos precatórios, de progressões, da regência de sala garantida também ao núcleo gestor, tablets para os alunos, computadores para os professores. São muitas as conquistas que já temos a comemorar, e muitas que ainda virão. O que for possível a um prefeito fazer para melhorar a educação de um município, eu irei fazer sem medir esforços”, disse Vitor Valim.

A conquista foi feita em parceria com o Deputado Federal Idilvan Alencar, que destinou ao município emendas parlamentares para a área da educação, recursos que possibilitaram a expansão da UFCA. Em contrapartida, o município entra com o espaço, bem como a mão de obra e manutenção das salas. De acordo com o Deputado, Caucaia foi escolhida pois, além de vir se destacando pelos projetos voltados para a área da educação, é um município com uma grande população jovem. “Quando apresentamos ao prefeito o projeto do Polo ele não deixou nem a gente terminar, no meio da conversa ele disse que daria todo o apoio, o Secretário fez a mesma coisa, então eu fiquei muito à vontade de trazer esse benefício ao município, além do fato de que não estaríamos ao lado de um prefeito que não trabalhasse a favor dos professores”, disse.

Saiba mais

Além de Caucaia, outros 11 municípios também receberam o benefício. São eles:Icó, Assaré, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Senador Pompeu.

Fonte: http://www.caucaia.ce.gov.br/

Zeudir Queiroz