Primeira etapa do Anel Viário será entregue no próximo mês

O Governo do Estado entrega no próximo mês de fevereiro a primeira etapa das obras do Anel Viário. O primeiro trecho a ser liberado, que compreende seis quilômetros, fica entre a avenida Mister Hull, no bairro Tabapuá, e o entroncamento da BR-020/222, no município de Caucaia.
As obras encontram-se com aproximadamente 33% de execução, de acordo com o engenheiro do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Paulo Loiola. Ao todo, passam por intervenções 32 quilômetros da rodovia, que começa na CE-040 (Eusébio), cruza a BR-116 (Itaitinga), passando ainda pela CE-060 (Maracanaú), pela CE-065 (Maranguape) e pela BR-020, indo até avenida Mister Hull (Caucaia).
As obras preveem a duplicação da estrada e a construção de sete viadutos e três pontes, que auxiliarão o tráfego. Segundo Paulo Loiola, os seis primeiros quilômetros entregues serão de pavimento flexível e os outros 26 de pavimento rígido, concreto, que garante maior resistência e baixa manutenção.
Quatro dos sete viadutos já estão erguidos, mas apenas dois estão liberados para tráfego os da região do Tronco Norte e do Nova Metrópole (Caucaia). Dos outros três viadutos, somente o do entroncamento da CE-060 com Anel Viário já está em andamento. Faltam os viadutos do Alto Alegre e da CE-040.
Quanto às pontes, todas as três – sobre os rios Siqueira, Gavião e Coaçu – já estão prontas. O projeto das obras no Anel Viário prevê ainda canteiros centrais, acostamentos, retornos, ciclovias laterais e nova sinalização.
O empreendimento faz parte do Plano de Logística de Transporte do Porto de Caucaia-Pecém. De acordo com convênio assinado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infaestrutura de Transporte – DNIT, para a conclusão dos trabalhos de duplicação e melhoramentos do Anel Viário, o Ceará assumiu a execução das obras com repasse de recursos do DNIT da ordem de R$ 206 milhões.
  Fonte: Cnews
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: