PRÉDIO DA FARMÁCIA OSWALDO CRUZ É TOMBABO PELA PREFEITURA

Quem passa pela Rua Major Facundo, 576, Centro de Fortaleza, irá continuar tendo o prazer de recordar um pouco da história da Capital e usufruir o excelente atendimento, pois a tradicional Farmácia Oswaldo Cruz foi tombada como Patrimônio Histórico na manhã de ontem.

A decisão foi tomada, após dois meses de estudos, em uma reunião do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), na sede da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O tombamento engloba o prédio e todos os bens integrados: equipamentos, utensílios, galerias, livros, prateleiras, piso e todo material que faz parte da história da farmácia desde a sua fundação. Porém, a drogaria ainda aguarda o processo do registro no livro dos lugares que são alvos de uma inspeção da Secultfor a cada dez anos, com a finalidade de provar a continuidade das práticas farmacêuticas.

A decisão não foi fácil, pois o parecer executado pelo representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Seção Ceará, Augusto César Paiva, e por Alenio Carlos Noronha de Alencar, representante da Associação Nacional de História (ANPUH), também do núcleo Ceará, tombava somente o prédio onde fica localizada a farmácia e apenas recomendava uma análise aprofundada dos bens integrados para que a ação fosse executada em outro momento.
Fo

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: