Sem acordo para votação de requerimentos, CPI dos Atos Golpistas cancela sessão

O presidente da CPI dos Atos Golpistas, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), cancelou a sessão do colegiado prevista para esta terça-feira (22).

O parlamentar afirmou que tomou a decisão por falta de acordo entre congressistas da base governista e integrantes da oposição sobre a votação de requerimentos de quebras de sigilo e de convocação de pessoas.

Segundo Arthur Maia, em uma reunião preliminar, o clima entre os parlamentares ficou “muito acirrado” e não foi possível se chegar a um acordo.

A imprensa não foi autorizada a entrar na reunião, mas foi possível ouvir gritos de parlamentares em diversos momentos.

“Hoje eu não consegui [fechar acordo entre base e oposição]. Hoje não foi possível porque há um clima muito acirrado”, afirmou Arthur Maia ao deixar a reunião preliminar com os parlamentares.

“Hoje não tem mais [sessão], porque eu acreditei que seria possível fazer acordo, como foi feito outras vezes. […] Só que hoje não foi possível. E, não tendo acordo, não há como se votar nada”, acrescentou o presidente da CPI.

Antes de cancelar a sessão que estava prevista para as 9h, Arthur Maia adiou, por duas vezes, o início dos trabalhos.

Na próxima quinta-feira (24), a CPI vai ouvir o depoimento de um militar que fez parte da equipe de Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Carla Zambelli

Um dos pontos de divergência entre os presentes na reunião foi a possibilidade de quebra de sigilo da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP). Segundo Arthur Maia, parlamentares da base defendiam a medida, enquanto oposicionistas queriam apenas a convocação de Zambelli.

Na semana passada, em depoimento à CPI, o hacker Walter Delgatti disse que Zambelli intermediou, em agosto de 2022, um encontro entre ele e o então presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada.

Ainda no depoimento, o hacker disse que, nesse encontro, Bolsonaro teria perguntado a ele se seria possível invadir urnas eletrônicas.

Quebras de sigilo

Mais cedo nesta terça-feira, o g1 apurou que a relatora da CPI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), defendia a aprovação de outros requerimentos, entre os quais as quebras de sigilo do:

  • Frederick Wassef, advogado de Bolsonaro;
  • general Mauro Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens Mauro Cid;
  • ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira de Oliveira.
Fonte: https://g1.globo.com/

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: