20 de novembro será feriado nacional da Consciência Negra; veja outros feriados de 2024

Foto: Divulgação
Em 2024, a lista de feriados no Brasil deve aumentar. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29), por 286 votos contra 121, a proposta que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O projeto de lei já foi aprovado pelo Senado e segue agora para a sanção presidencial.
A data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, o dia 20 de novembro já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades. Relatora da proposta, a deputada Reginete Bispo (PT-RS) afirmou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar seus esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial pela criação de um feriado. “Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”, disse.

Feriados em 2024

O ano de 2024, caracterizado como bissexto, trará consigo 366 dias ao invés dos usuais 365. No entanto, a surpresa está relacionada à quantidade reduzida de feriados prolongados. Enquanto o ano de 2023 brindou os brasileiros com nove datas comemorativas e pontos facultativos que permitiram uma série de feriados estendidos, 2024 apresenta um cenário mais contido, com apenas cinco ocasiões especiais que permitem uma pausa prolongada. A peculiaridade do calendário em 2024 reside na concentração das datas comemorativas nos finais de semana e em um meio de semana. Diferentemente de 2023, quando muitos feriados caíram na quinta-feira, facilitando a prática de emendar com os fins de semana, em 2024, as datas festivas coincidem, principalmente, no sábado, domingo e quarta-feira. Alguns feriados nacionais, como o Dia da Independência e o Dia de Finados, serão comemorados no sábado, tornando-os menos propícios para a tão esperada folga prolongada. O Dia de Tiradentes, por sua vez, acontecerá em um domingo, enquanto o 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será mais uma vez uma data celebrada no sábado. Embora a lista oficial de feriados e pontos facultativos para 2024 deva ser publicada em dezembro pelo Ministério da Economia, é possível antecipar essas projeções com base nos feriados recorrentes e na lista da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). O ano inicia com a possibilidade de emendar o Carnaval, com o ponto facultativo na segunda e terça-feira de folia, seguido pela Quarta-Feira de Cinzas. Contudo, será no segundo semestre que a maioria dos feriados em 2024 se concentrará em datas menos favoráveis para os feriados prolongados, com destaque para a Independência do Brasil e o Dia de Finados, ambos caindo no sábado. Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: