Fortaleza é escolhida como sede dos encontros do G20 em 2024

Foto: Marcos Moura / Prefeitura de Fortaleza
Fortaleza foi escolhida como sede dos encontros do G20 no ano de 2024. O G20 é o grupo que reúne as principais economias do mundo, a União Europeia e a União Africana, segundo anúncio realizado pelo prefeito José Sarto nesta sexta-feira (1º). Sarto informou que a capital cearense será sede de cinco reuniões do grupo e irá receber chefes de Estado e de Governo das principais economias do mundo em junho, julho e agosto do próximo ano. Por meio das redes sociais, o gestor municipal destacou a responsabilidade de Fortaleza ser sede para os debates do G20. “Em junho, julho e agosto, receberemos aqui na Capital chefes de Estado e de Governo das principais economias do mundo, que irão discutir temas centrais para o Planeta”, disse.
José Sarto frisou que a gestão quer fortalecer o desenvolvimento e inclusão, projetando Fortaleza como uma cidade global. “Somos a maior capital do Nordeste, lideramos o PIB na nossa região, nos destacamos pelo potencial turístico e pelos esforços de capacitação e geração de emprego e renda”, afirmou.

Brasil assume presidência do G20

O Brasil assume hoje (1º), pela primeira vez, a presidência do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia e a União Africana. O mandato tem duração de um ano, encerrando-se em 30 de novembro de 2024. Formado em 1999, com o objetivo de buscar soluções após uma grave crise financeira internacional, o G20 corresponde hoje a cerca de 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e 2/3 da população mundial. O Brasil integra o grupo desde o início, quando o foco principal ainda era a chamada Trilha das Finanças, que reúne os ministros de finanças e presidentes de bancos centrais. A partir de 2008, quando uma nova crise financeira abalou o mundo, o grupo passou a ter o formato atual, congregando também chefes de Estado e de governo. Enquanto o país estiver na presidência, o governo do Brasil será responsável por decidir e implementar a agenda de atuação do G20, com apoio direto da Índia, última ocupante da presidência, e da África do Sul, país que exercerá o mandato em 2025. Esse sistema é conhecido como troika e é um dos diferenciais do grupo em relação a outros organismos internacionais. A partir desta sexta-feira (1º), o site oficial e as redes sociais do G20 também passarão a ser administradas pelo governo brasileiro. A página estará disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol) e vai conter, além de informações sobre o grupo e sua história, detalhes sobre os grupos de trabalho, grupos técnicos, forças-tarefa, reuniões e demais iniciativas da Presidência brasileira do G20. Fonte: https://gcmais.com.br/
 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: