Dom Gregório Paixão é empossado como novo arcebispo de Fortaleza

Religioso, de origem vocacional Beneditina, é o nono Arcebispo a assumir a Sé Metropolitana e o terceiro a liderar a Arquidiocese de Fortaleza

Foto: Reprodução
O novo arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, tomou posse em celebração eucarística nesta sexta-feira (15), na Catedral Metropolitana, no centro. O religioso, de origem vocacional Beneditina, é o nono Arcebispo a assumir a Sé Metropolitana e o terceiro a liderar a Arquidiocese de Fortaleza.
No dia 11 de outubro de 2023, o papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom José e nomeou para o cargo Dom Gregório Paixão, de 58 anos. Dom José permaneceu no cargo por 25 anos e estava na função de Administrador Apostólico até a posse do sucessor. Dom Gregório Ben Lâmed Paixão nasceu em Aracaju, Sergipe, em 03 de novembro de 1964. Sua educação incluía o ensino fundamental e médio no Colégio Salesiano e no Atheneu Sergipense. Ele ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia em 1983, professando em 1986. No Mosteiro de São Bento da Bahia, Dom Gregório exerceu diversos ofícios monásticos, incluindo Bibliotecário, Mestre de Coro, Organista, Mestre de Noviços, entre outros. Ele também cursou Piano e Órgão de Tubos no Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador e artes plásticas no ateliê do pintor Waldo Robatto. Em 1987 foi enviado para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, onde cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma, de onde obteve o grau de bacharel em Teologia. Como bispo, ele desempenha várias funções importantes e também se envolve em atividades culturais e pastorais. Além disso, é autor de uma série de livros, abordando temas religiosos e culturais.

Posse do novo arcebispo de Fortaleza:

Fonte: https://gcmais.com.br/  
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: